Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Além das atividades de policiamento ostensivo e preventivo, previstas na Constituição Federal, a Polícia Militar no Tocantins também desenvolve uma série de ações sociais em diversas Unidades em Palmas e interior. Só neste primeiro semestre já foram beneficiados aproximadamente 46 mil tocantinenses, entre crianças e adultos.

As ações realizadas variaram entre aulas de dança, música e xadrez a futebol, atletismo e artes marciais. Também aconteceram projetos educacionais nas escolas, criação de hortas comunitárias e cursos profissionalizantes. Nem os jovens da melhor idade ficaram de fora, eles participaram de várias ações no projeto Conviver da 3ª Idade, na 1ª Companhia Independente da Polícia Comunitária (CIPM), em Arraias. A PM realizou ainda cursinhos preparatórios para concurso focando o público carente em Palmas, Pedro Afonso e Araguatins.

Por meio da capacitação profissional, a PM atendeu um público de 1.343 pessoas. Outras 38.731 pessoas receberam informações educacionais sobre trânsito, meio ambiente, segurança, cidadania, dentre outras. As ações esportivas alcançaram 2.078 tocantinenses e as artes, como dança e música, atenderam 3.606 beneficiados. As áreas de conhecimento técnico e orientação religiosa beneficiaram 168 participantes.

Edilâyne Oliveira Barbosa, de Araguaína, participou do curso de informática, realizado pelo 2º Batalhão, e foi a oradora da turma. Para ela foi uma grande oportunidade de aprendizado e servirá para que possa ter melhores chances no mercado de trabalho.

O aluno Elielson dos Santos Campos, de Pedro Afonso, participou do Cursinho Comunitário preparatório para concurso promovido pelo 3º Batalhão e avaliou que esta é uma oportunidade ímpar para aumentar suas possibilidades de ingressar na PM. “Uma vez que não posso arcar com os custos de um cursinho particular, essa foi uma maneira de poder estudar com aqueles que mais dominam os conteúdos e ainda sem ter que pagar nada. Para mim é excelente e as expectativas são as melhores possíveis”, comentou o aluno.

Para o tenente PM, Walber Pereira Lima, coordenador do curso profissionalizante de mecânica de motos realizado na região sul da Capital, a resposta dos participantes nos projetos sociais desenvolvidos pela PM tem sido a melhor possível. “Os alunos, através dessas ações, se mostram muito empenhados em se tornarem não só profissionais, mas pessoas melhores, visando aumento de renda e novas oportunidades. Temos atendido jovens carentes que já se envolveram com o mundo do crime e hoje buscam mudar de vida”, destacou o tenente.