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Educação

Foto: Philipe Bastos

As equipes técnicas da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participaram, na tarde desta terça-feira, 26, de reunião sobre o planejamento estratégico que a Pasta vem realizando, tendo em vista o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem do Tocantins. Durante o encontro, realizado no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), os técnicos da secretaria receberam palestra sobre a visão organizacional e estratégica para que a construção coletiva do planejamento tenha maior efetividade.

De acordo com a secretária Wanessa Sechim, este é o primeiro encontro para a elaboração do plano de ações, metas e objetivos da Seduc. “Esta primeira etapa é chamada Preparação para o Planejamento Estratégico. Para essa etapa foi chamada a liderança da Secretaria, com os superintendentes, diretores, gerentes e assessores. A preparação teve como objetivo a retomada do foco, que são as escolas, os alunos e os professores”, explicou.

A educadora salientou que, cumprida esta fase inicial, serão iniciadas as reuniões setoriais. Os futuros encontros, previstos para iniciarem no mês de agosto. “A segunda etapa tem como objetivo o diagnóstico da atual situação da educação no nosso Estado”, completou a professora Wanessa.

Na reunião, o superintendente de Tecnologia e Inovação da Seduc, Wilson Alves Pereira, explanou sobre a necessidade de criação de uma consciência organizacional, mesmo no setor público. Durante sua fala, o gestor chamou a atenção para o caráter institucional que a Seduc possui e o quanto essa característica influencia na elaboração do Planejamento Estratégico da Pasta. “A diferença entre o setor público e a iniciativa privada é o lucro. Enquanto uma empresa visa ao lucro financeiro, o nosso lucro é social”, destacou.

Conforme o superintendente é primordial que o corpo técnico da secretaria tenha em mente a finalidade a qual a pasta se destina, que é garantir que as escolas tenham condições de oferecer uma educação de qualidade aos alunos. “A Secretaria existe para garantir o bom funcionamento das escolas, e não o contrário”, reforçou.

Dentro deste contexto, o Plano Estadual de Educação (PEE) se torna o norteador das ações da Seduc no tocante às ações a serem tomadas no futuro. “Não podemos mudar o passado. Planejar estrategicamente é olhar para frente e nos questionarmos: o que queremos?”, pontuou Wilson.

Etapas

Segundo a demonstração feita aos servidores da Seduc, o Planejamento Estratégico passa por cinco etapas definidas previamente. O encontro desta tarde, como já explicado, é a primeira etapa para a elaboração do plano. Passada esta etapa, seguem as reuniões setoriais para a análise situacional da educação no estado, ou seja, traça um diagnóstico preciso da situação.

A partir daí, seguem-se as outras três etapas que são o estabelecimento da visão estratégica e do plano de suporte estratégico; a execução das ações planejadas e, por fim, o monitoramento e avaliação dos resultados.