Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso realiza, entre os dias 02 e 04 de agosto, um seminário em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento acontece no anfiteatro da UFT do Campus de Gurupi. A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, estará presente na abertura do seminário, nessa terça-feira, 02, a partir das 9h00.

Temas como preservação de matas ciliares, áreas de nascentes e ipucas; poluidores provenientes da agricultura e da pecuária, e racionalização quantitativa das demandas hídricas para irrigação, dentre outros, estarão em debate no evento em palestras e apresentações de projetos. As inscrições serão realizadas no primeiro dia do seminário.

“O Comitê é um colegiado consultivo e deliberativo de suma importância para a gestão dos recursos hídricos do estado. Ao ouvir a sociedade civil, acadêmica e os usuários da água em eventos como este, o Comitê torna ainda mais relevante sua ação, por dar voz a quem se beneficia da água e tem responsabilidade na sua conservação”, ressalta Meire Carreira.

Bacia Hidrográfica do Rio Formoso

A bacia hidrográfica do rio Formoso é um importante afluente do rio Javaés. Equivale a cerca de 7,7% da área total do estado, abrangendo 18 municípios tocantinenses: Gurupi, Cariri do Tocantins, Figueirópolis, Alvorada, Talismã, Araguaçu, Sandolândia, Formoso do Araguaia, Dueré, Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Nova Rosalândia, Fátima, Oliveira de Fátima, Crixás, Aliança e Santa Rita do Tocantins. (Com informações da Ascom/UFT)