Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wellington Antenor

Uma equipe composta por representantes do Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) e Fundação Nacional do Índio (Funai) conseguiu, nesta quarta-feira, 3, negociar o desbloqueio da TO-010 junto aos líderes indígenas da etnia Xerente. O trecho da rodovia que liga os municípios de Tocantínia e Lajeado estava bloqueado desde o último dia 30, em protesto contra a agressão sofrida por um indígena pelo motorista de uma empresa de transporte de passageiros que opera na região.

A pedido dos indígenas de sete aldeias que fazem parte do trecho do território Xerente pelo qual passa a rodovia, o MPF/TO agendou uma reunião para a próxima segunda-feira, 8, às 10h, na Aldeia Funil, para resolver impasses causados pela discriminação e desrespeito que os índios alegam estar sofrendo. “Como as reivindicações serão discutidas na reunião, argumentamos que não faria sentido continuar com o bloqueio da pista”, explicou Márcio Santos, antropólogo do MPF/TO.

A reunião deve contar com a presença de representantes da Funai, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça, Secretaria Estadual da Infraestrutura, Polícia Militar e Prefeitura de Tocantínia, além do responsável pela empresa de transporte de passageiros envolvida no conflito.