Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Equipes técnicas da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deram início nesta semana às discussões em torno da elaboração e divulgação de um edital de chamamento público para artesãos tocantinenses. O objetivo é escolher 12 artesãos e/ou representantes de associações para exporem as diversas tipologias do artesanato que representam o Estado durante a programação da 1ª Feira de Artesanato Brasil Original, a ser realizada de 20 a 23 de outubro, em São Paulo.

Durante reunião realizada na Seden, foram discutidos os critérios de seleção e a necessidade de cadastro dos artesãos na plataforma Mapas Culturais e no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Para que o edital seja lançado, Sebrae e Secretaria assinarão um termo de cooperação, ficando a cargo do Sebrae a parte de capacitação dos artesãos selecionados e curadoria das peças a serem expostas no evento. O edital será elaborado pela Seden, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura, em parceria com o Sebrae.

Técnica da Seden e coordenadora estadual do Programa de Artesanato, Núbia Cursino destaca a importância de parcerias para alavancar o artesanato tocantinense. “Todas as nossas parcerias com o Sebrae culminam com trabalhos de artesanato belíssimos. A participação neste evento vai projetar nossos artesãos no cenário nacional e internacional”, ressalta. Eva Ludimilla Rodrigues, analista técnica do Sebrae, reforça que a proposta é levar várias tipologias de artesanato que o Tocantins oferece. “Não queremos levar apenas capim dourado. A intenção é fazer um mix de produtos, com várias tipologias, inclusive artesanato indígena”, explica.

Também participaram da reunião, a assessora jurídica da Seden, Lísia Daniella, a assessora técnica e de planejamento da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura, Luara Aquino, e analista técnica do Sebrae, Celina Soares.

A feira

A Feira de Artesanato Brasil Original acontecerá na cidade de São Paulo, de 20 a 23 de outubro de 2016, em uma área de 18 mil metros quadrados. O evento é uma grande vitrine de exposição e venda de produtos artesanais que objetiva ampliar a visibilidade e reposicionar o artesanato brasileiro perante o mercado paulista. O visitante terá acesso ao artesanato de todo o Brasil e conhecerá diferentes técnicas empregadas em uma grande variedade de matérias primas.