Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A homologação do nome do empresário Fabiano Parafusos (PRB) para disputa da Prefeitura de Palmas/TO foi realizada em convenção conjunta do PRB, Rede e Pros, que escolheu também Ceiça Oliveira (Rede) para disputar como candidata a vice-prefeita. “Me disseram que precisava de uma condição milionária para colocar na campanha. Eu disse que não tenho. Aí me disseram que precisava de uns dez partidos. Eu falei que conseguiria os limpos. E eles estão aqui, porque acreditam que podemos mudar Palmas para melhor”, disse Fabiano

Fabiano contou a sua história em Palmas, iniciada há quase 25 anos, e disse que quer ser prefeito por gratidão ao que conquistou na cidade. “Aqui só tem palmense, gente que acreditou e acredita na cidade. As pessoas que caminham comigo são gente simples. Não preciso trazer gente de fora para andar comigo. Eu caminho com gente de Palmas. Gente com sangue nos olhos para melhorar a cidade”, provocou em um discurso que arrancou aplausos das quase 1000 pessoas que estavam presentes.

Ao defender a geração de emprego para que a cidade volte a crescer e saia da dependência do emprego público, Fabiano falou do “Palmas Sem Crise”, um programa de recuperação da econômica local, que está em seu plano de governo. “Vamos fomentar o comércio local e o empreendedorismo na nossa juventude. Vamos resgatar o nosso turismo, melhorar a saúde, e garantir mais segurança. Palmas vai voltar a ser uma cidade de oportunidades”, afirmou Fabiano.

O processo

Fabiano criticou práticas imorais nas administrações públicas, que chama de velha política, e disse que caciques de vários grupos tentaram fazer com que ele desistisse de disputar. “Falaram que eu não seria candidato. Disseram que eu não teria condições. Mas eu decidi encarar a disputa porque se a gente não mudar, nada vai mudar! Estou aqui, com os meus vereadores, fazendo o nosso número, o dez, com as mãos e mostrando que temos as mãos limpas. Eu ouvi ‘Fabiano, vai na raça!’ E estamos aqui, na raça!”, disse.

Aos líderes e amigos presentes na convenção, Fabiano disse que Palmas precisa ser tratada com respeito e que as pessoas sejam ouvidas e poupadas de tantas cobranças e impostos. “Eu quero fazer um trabalho limpo e direito. Palmas vai ser melhor, meus amigos. Para isso, nós precisamos de todos vocês, precisamos que vocês acreditem!”, acrescentou.

Vice

Em discurso, a pedagoga Ceiça Oliveira prometeu lutar por políticas sociais na futura gestão Fabiano Parafusos. “Eu entrei para a política porque não me sinto representada por ninguém hoje que está no poder. Eu sou negra, represento os movimentos sociais, os indígenas e os quilombolas. E eu só vim para esse projeto porque eu também acredito que nada muda se a gente mudar e que essas pessoas que eu represento vão estar ouvidas”, disse Ceiça Oliveira.

A candidata a vice defendeu as bandeiras da Rede e apresentou o projeto Redesenhando Palmas, construído pelo partido a fim de que Palmas se desenvolva de forma sustentável.

Participação

O deputado Eli Borges, presidente estadual do Pros, fez duras críticas ao aumento da carga tributária da Capital na atual administração. Eli se disse convicto de que Fabiano irá dar a destinação adequada aos recursos arrecadados. “Fui um dos primeiros a luta contra o aumento dos impostos. E estou com o Fabiano, porque acredito nesses valores que a gente defende”, afirmou.

Também participaram da convenção o deputado estadual Eli Borges, presidente do Pros no estado, vereador e pré-candidato à reeleição Júnior Geo (Pros), Edmilson Júnior, coordenador estadual do Rede, presidente metropolitano do PRB, Rui Simon, vice-presidente nacional do PRB Mulher, Vallquíria Rezende, e o secretário-geral do PRB, Sandro Bandeira, representando o deputado César Halum, presidente estadual da legenda.