Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito de Abreu

Foto: Lenito de Abreu

Com o objetivo de unificar os procedimentos para a melhoria do Vazio Sanitário contra a Ferrugem Asiática na produção de soja, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participará de um Seminário para debater o tema, a atual situação e os desafios. O evento será realizado entre os dias 11 e 12 de agosto, na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília. Entre os participantes estão representantes de organizações públicas e do setor privado.

No Tocantins, o Vazio Sanitário ocorre anualmente de 1º julho a 30 setembro. Outros 14 estados aplicam a medida em períodos que podem variar de acordo com as características climáticas de cada região. “É importante debatermos um período padronizado, pelo menos nos estados vizinhos, para atendermos as condições de controle da praga e as demandas dos sojicultores”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

O gerente de Sanidade Vegetal da AdapecMarley Camilo de Oliveira, que participará do evento, apresentará juntamente com os demais estados a atuação da Agência no Vazio Sanitário, as principais ações, os gargalos e propor soluções. “Temos algumas recomendações, a exemplo da padronização do período do Vazio nos estados que fazem divisa com o Tocantins, visando facilitar nossa atuação na prevenção e controle da praga”, destaca.

O Estado conta ainda com a excepcionalidade das Várzeas Tropicais, onde o plantio da oleaginosa é realizado através do sistema de subirrigação, e autorizado para fins de produção de sementes ou pesquisas. “Isso faz com que o Tocantins seja visto nacionalmente como um local estratégico para produção de sementes de alta qualidade. Essa é mais uma razão para termos uma responsabilidade maior em participar do desenvolvimento de políticas públicas que venham fortalecer o setor produtivo contra a ferrugem asiática”, ressalta Marley Camilo.  

Entre os principais temas a serem discutidos no Seminário estão: Histórico de perdas da Ferrugem Asiática da Soja e importância do vazio sanitário; Soja safrinha e soja tiguera: importância para resistência do fungo; Experiências das organizações estaduais de defesa agropecuária na regulamentação e fiscalização do vazio sanitário. O evento é uma organização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).