Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Emerson Bento

Foto: Emerson Bento

Reafirmar os direitos humanos e a diversidade religiosa como questões fundamentais para a construção de uma sociedade democrática, onde prevaleça uma cultura de paz, com mais tolerância, é a finalidade da reunião pública que será realizada pelo Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa, com apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em Araguaína, no dia 12, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), às 14 horas. As inscrições para participação serão feitas no local.

Durante a reunião pública acontecerão palestras e debates sobre a laicidade do Estado, a intolerância religiosa e o ensino religioso nas escolas. “Contamos com a participação nessa conversa, de estudantes, professores e técnicos da Educação Básica e Superior, movimentos sociais, membros de igrejas e gestores públicos”, convida a assessora e Direitos Humanos da Seciju, Bárbara Sousa.

A reunião pública será presidida pela secretária de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, e contará com palestrantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), como a professora doutora do campus de Porto Nacional, Mirian Tesseroli, que falará sobre Diversidade Religiosa; e a professora mestre do campus de Araguaína, Sariza Caetano, que discorrerá sobre Religiões Afro-brasileiras e invisibilidade acadêmica.

Também proferirá palestra o dirigente de Terreiro de Umbanda em Araguaína e membro da Federação Espírita Brasileira, José Nazareno Oliveira Aguiar, que irá expor sua trajetória religiosa como umbandista e professor da Educação Básica. O evento terá também a participação de um membro da Defensoria Pública Estadual que abordará sobre a Laicidade do Estado.

Disque denúncia

Segunda Bárbara Sousa, no Tocantins não existem denúncias formais de situações de intolerância religiosa, porém, há muitas reclamações nesse sentido. E para receber reclamações e denúncias sobre esse tipo violação dos direitos humanos existe o Disque 100, um serviço de atendimento da Secretaria Especial de Direitos Humanos. As ligações podem ser feitas a partir de telefone fixo ou celular, de qualquer estado do país, sendo o anonimato garantido. E também podem ser feitas ao Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa ou ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, ambos com sede na Secretaria de Cidadania e Justiça, nos telefones: 63-3218-2058/6917.

Parceiros

São parceiros dessa iniciativa o Itpac, a Diretoria Regional de Educação, a Associação Negra Cor, a Prefeitura de Araguaína, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; conselhos de direitos municipais e líderes religiosos de diversos segmentos.