Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Um momento histórico para a Educação Básica do Brasil. Esse é o sentimento da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, que acompanha o andamento das discussões nos 27 grupos de trabalho do Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento acontece em Palmas, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo.

Nos grupos, professores e alunos de todo o Estado dão as suas contribuições e avaliam a segunda versão do documento da BNCC. O material vai subsidiar a elaboração do currículo e favorecer a aprendizagem de todos os alunos.

Wanessa comemorou o comprometimento dos participantes do seminário que, segundo ela, estão colocando à disposição da BNCC todas as experiências e vivências adquiridas em salas de aula. “Deixo o meu agradecimento pelo comprometimento de cada participante que está fazendo parte desse momento histórico para a Educação Básica brasileira e dando as contribuições por área de conhecimento. Trabalhamos, juntos, para garantia do direito de todos os alunos de terem um ensino de qualidade e de aprender”, afirmou.

Alex Moreira Barbosa cursa o 3º ano do Colégio Cristo Rei, em Pedro Afonso. Para ele, que participa do Grupo de Trabalho de Matemática, a responsabilidade de contribuir para o ensino no País é grande. “Por isso estou me empenhando bastante. No grupo, falo da minha experiência como aluno, ouço os professores. Juntos, estamos colaborando para construir o que é melhor para a educação do País”, disse.

Tânia Lúcia Noro, professora da Escola Estadual Ana Amorim, participa do grupo de trabalho de História. Segundo ela, dar voz aos professores para a contribuição da BNCC é também uma forma de valorizar os profissionais. “É gratificante ter voz neste momento tão importante e sermos reconhecidos como instrumentos essenciais para a construção da BNCC”, ressaltou.

Como resultado dos seminários realizados em todo o País, será produzido um relatório, que será encaminhado para o Comitê Executivo Nacional, constituído pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).