Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Em 2010 o programa era oferecido em 17 escolas, hoje 435 escolas já aderiram o programa

Em 2010 o programa era oferecido em 17 escolas, hoje 435 escolas já aderiram o programa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Em 2010 o programa era oferecido em 17 escolas, hoje 435 escolas já aderiram o programa Em 2010 o programa era oferecido em 17 escolas, hoje 435 escolas já aderiram o programa

Técnicos do setor pedagógico das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) participam, entre os dias 15 e 31 de agosto, de formação para Multiplicadores do Programa de Educação Financeira nas escolas do ensino Fundamental. O curso é voltado para 150 técnicos das diretorias, que atuarão como multiplicadores ou irão fazer acompanhamento pedagógico nas escolas da rede estadual de ensino. As aulas são todas ministradas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), por meio da plataforma digital moodle.

O programa Educação Financeira nas Escolas é coordenado pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) e tem o objetivo de fazer com que o tema chegue aos espaços escolares para contribuir com a formação dos estudantes.

Os técnicos do setor pedagógico das DREs conduzirão o trabalho como multiplicadores junto às escolas estaduais do Tocantins. Os professores receberão a capacitação, via plataforma digital moodle para atuar na sala de aula como forma de complementar os conteúdos já ministrados.

O conteúdo do curso é voltado para o aluno do 1º ao 9º ano, com uma linguagem simples, pedagógica e dinâmica, alinhado ao material didático do professor. O curso dispõe de diversas ferramentas tecnológicas como vídeos, enquetes, fóruns, quiz e atividades vivenciais, que ajudarão os participantes a compreender a metodologia de trabalho.

De acordo com a gerente do Programa Educação Financeira nas Escolas, Alessandra Camargo, “o Tocantins tem se destacado no programa, desde a versão piloto que aconteceu em 2010, quando começou com 17 escolas, ampliadas para 76 em 2015 com escolas de ensino médio e, hoje, o programa está em todas as 435 escolas que ofertam ensino fundamental e ensino médio, sendo eixo integrador da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.