Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Parte do panorama da viola e de suas variantes no Violas Brasileiras, do projeto Sonora Brasil do Sesc – Circuito 2016, será mostrado para os gurupienses. Os concertos Violas Singulares (MT, SP e TO) e Violas Caipiras (SP) serão apresentados, nesta sexta-feira, 12, e amanhã, sempre às 19h30, no auditório da Unidade Operacional Sesc de Gurupi, situada no bairro Engº Waldir Lins. A entrada é gratuita.

A Mostra Sonora Brasil será realizada com o concerto Violas Singulares às 19h30 no dia 12 de agosto, sexta-feira, com os violeiros Sidnei Duarte (MT), Rodolfo Vidal (SP) e Maurício Ribeiro (TO). E no dia 13 de agosto, sábado, também às 19h30 será a vez do Violas Caipiras, com Paulo Freire e Levi Ramiro (SP).

Músico tocantinense é uma das atrações

Esta é a primeira vez que um artista tocantinense integra o Sonora Brasil. Do Povoado de Mumbuca, cidade de Mateiros, na região do Jalapão, Maurício Ribeiro apresenta a viola de buriti, instrumento pouco conhecido fora do Estado e que tem características físicas bastante diferentes. A primeira viola de buriti foi projetada e criada por seu avô, Antônio Biato.

Sonora Brasil Sesc

Tendo como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música brasileira, o Sonora Brasil busca difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é outro objetivo do projeto, por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade musical, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país.