Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Visando aprimorar conhecimentos na identificação correta de equídeos, por meio da resenha (documento descritivo com especificação minuciosa das características do animal), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promoverá nos dias 25 e 26 de agosto reunião técnica para cerca de 40 médicos veterinários da Agência, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/TO), em Palmas. O encontro contará com aulas teóricas e encerrará com aula prática no Rancho Diamante.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, os profissionais terão a oportunidade de atualizar informações no preenchimento de resenhas e realizar a identificação correta de equinos em resenhas feitas por médicos veterinários particulares. “Queremos evitar fraudes e impedir dúvidas na interpretação da identidade do animal, o que facilitará o trabalho dos nossos profissionais e dará mais segurança sanitária ao nosso Estado no controle da Anemia Infecciosa Equina, Mormo, entre outras enfermidades”, ressalta.

Responsável pelo programa estadual de controle dos equídeos, Raydleno Mateus Tavares explica que a resenha é o atestado emitido pelo médico veterinário que examinou determinado animal, descrevendo com detalhes todas as características e particularidades das raças: crina, pelos, tonalidades, detalhes na cabeça ou no corpo, entre outros. “A resenha é uma importante ferramenta no nosso trabalho e deve ser completa, por isso, essa reciclagem é de fundamental importância na execução das nossas ações de saneamento e de investigação epidemiológica”, ressalta.

Raydleno Tavares disse ainda que todas as vezes que o animal passa por exames, seja em laboratórios particulares ou oficiais, obrigatoriamente o resultado deve estar acompanhado da resenha.

Programação

Na quinta-feira, a partir das 8h, começa o debate sobre os temas: importância da identificação em equídeos, principais características e particularidades das raças, regiões anatômicas e zootécnicas do corpo dos animais, entre outros. Já na sexta-feira, 26, a aula prática será realizada com o preenchimento correto de resenhas e avaliações. O palestrante será o médico veterinário e empresário Vilton Ramos.