A organização de concursos públicos e processos seletivos em todo o País passou a contar com o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE), que tem atuação nacional nas esferas municipal, estadual e federal. O instituto é originário da Fundação Carlos Augusto Bitencourt (Funcab), que foi responsável pela organização do concurso público da Defesa Social do Estado do Tocantins, em 2014.
O IBADE também desenvolve programas de capacitação e treinamento, assessoria técnica para a elaboração de planos de cargos e cursos de formação de acordo com sua finalidade. Para isso, conta com consultoria feita por corpo técnico com mais de trinta anos de experiência na realização de concursos de grande porte, cujo histórico de planejamento, organização e execução na Funcab possui atuações em instituições como Ministério do Planejamento, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde, Tribunal Regional Federal (2ª. Região), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Instituto Nacional do Câncer, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Governos dos Estados do Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Tocantins, Prefeituras de Aracajú, Belo Horizonte, Boa Vista, Cuiabá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Vitória, entre inúmeras outras.
O Ibade tem em sua essência o caminho direcionado pela Funcab para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, com o intuito de apoiar técnica e administrativamente entidades do setor público e privado que atuam na formulação, orientação, coordenação e execução de políticas relacionadas à educação, emprego e renda.