Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Cerca de 40 pessoas estavam no local no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido Cerca de 40 pessoas estavam no local no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido

Os bombeiros combateram, na manhã desta terça-feira, 30, um incêndio na Unidade de Regime Semiaberto (URSA) de Palmas. As chamas atingiram todo o alojamento e a estrutura do local ficou comprometida. O motim, segundo a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça,  teve início por volta das 8h.

O chamado foi feito por um brigadista que passou pelo local e comunicou o incêndio ao SIOP - Sistema Integrado de Operações. Os militares chegaram ao local às 8h47, e três equipes foram deslocadas para atender a ocorrência, os bombeiros finalizaram o combate após uma hora de trabalho.

“Ao chegarmos, o incêndio tomava conta de todo o alojamento. Centralizamos nosso atendimento no local do fogo, conseguimos fazer a liberação dos acessos e iniciamos o resfriamento da área. Visivelmente percebemos que a estrutura ficou comprometida porque as vigas de ferro de sustentação do telhado chegaram a ceder com o forte calor”, explicou o oficial de área que participou do combate, capitão Fábio.

Cerca de 40 pessoas estavam no local no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido. A área foi isolada pelos bombeiros e ainda não é possível saber as causas do incêndio.

URSA

A Unidade de Regime Semiaberto Masculina de Palmas (URSA Palmas). A unidade possui ao todo 93 presos dentro do regime semiaberto. Destes, 37 são autorizados pela justiça para o trabalho externo e, por não estarem no local durante a ocorrência, provavelmente, terão progressão da pena passando assim para o regime domiciliar e os outros 56 detentos terão regressão da pena passando do regime semiaberto para o regime fechado, segundo informa a Secretaria de Cidadania e Justiça.

Com o fogo a unidade foi parcialmente destruída danificando os alojamentos e não sendo possível a permanência dos detentos que serão encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP de Palmas).

A perícia já foi acionada e, posteriormente, a delegacia especializada divulgará um laudo informando as causas do incêndio. 

Semiaberto

O regime semiaberto é aquele em que o preso pode cumprir pena com o benefício de poder sair para trabalhar durante o dia e retornar para a unidade à noite. Nesse regime, a Justiça permite que o condenado possa ficar alojado em locais coletivos, sem o mesmo rigor de uma unidade de regime fechado, e sua pena estará atrelada ao seu trabalho. A quebra dessa relação de confiança com o Sistema Prisional e com a Justiça implica na regressão de pena.