Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Instrutor manipulando a vacina contra brucelose.

Instrutor manipulando a vacina contra brucelose. Foto: Fabiola Dias

Foto: Fabiola Dias Instrutor manipulando a vacina contra brucelose. Instrutor manipulando a vacina contra brucelose.

Com objetivo de atender a demanda de profissionais habilitados a realizar a vacinação contra a brucelose no Estado, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está promovendo um curso para produtores rurais e interessados, entre os dias 1º e 2 de setembro, no município de Lizarda, a  327 quilômetros de Palmas. O curso é gratuito e para participar é preciso ser maior de 18 anos e ter o ensino fundamental completo.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, formar auxiliadores de vacinação é contribuir para o desenvolvimento do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose, além de conscientizar os produtores rurais da importância de vacinar o rebanho. “Graças a estas parcerias, no primeiro semestre deste ano batemos novo recorde de vacinação contra brucelose, com um índice vacinal de 95,11% das bezerras bovídeas, o que demonstra que estamos no caminho certo”, ressalta.

Os participantes terão aulas teóricas na Câmara Municipal de Lizarda, e prática na Fazenda São Basílio, onde serão abordadas as características da doença, meios de transmissão, riscos de contaminação e legislação com cartilhas explicativas. Além disso, conservação da vacina, cuidados na manipulação, entre outros. Os instrutores serão o delegado Regional da Adapec de Palmas, Edivaldo Mascarenhas e o inspetor agropecuário, Sérgio Liocádio.

É necessário levar os equipamentos de proteção individual (luvas, óculos de proteção, botas de borracha, jaleco e máscara) para aula prática. “Ao término do treinamento, após avaliação, os aptos receberão certificados. Com isso, poderão procurar o médico veterinário da iniciativa privada que vai cadastrar na Adapec o novo auxiliar que ficará sob sua responsabilidade”, explicou Edivaldo Mascarenhas, acrescentando que a vacina contra a brucelose é composta por microorganismos vivos, por isso, só deve ser aplicada por médico veterinário ou por seu auxiliar cadastrado na Adapec.