Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Dona Joiudes está na UTI do HGP desde o dia 25 de agosto

Dona Joiudes está na UTI do HGP desde o dia 25 de agosto Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Dona Joiudes está na UTI do HGP desde o dia 25 de agosto Dona Joiudes está na UTI do HGP desde o dia 25 de agosto

Dona Joiudes Gonçalves dos Santos, 54 anos de idade, sofreu acidente em casa, enquanto preparava sabão caseiro, o que resultou em queimaduras em 80 % do seu corpo. Joiudes encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Palmas (HGP) desde o dia 25 de agosto, e a família, preocupada, espera ansiosa que ela seja transferida para hospital especializado em queimaduras. 

Darci Gonçalves é filho de dona Joiudes e contou ao Conexão Tocantins que a mãe preparava sabão caseiro quando teria sentido tonturas. "Ela estava sozinha e quando pegou o tição da beira do fogo, ela ficou tonta e caiu e o tição pegou no vidro de álcool que explodiu", contou Darci. Darci e dona Joiudes são do povoado Campo Alegre, em Paranã. 

Segundo Darci, dona Joiudes está em estado grave e precisa urgentemente ser transferida. "Queremos transferir para outro lugar, arranjar um hospital de queimaduras", afirmou. De acordo com Darci, já são três dias que a família é informada da transferência de dona Joiudes, o que não acontece. Segundo Darci, o HGP informa que o prontuário de sua mãe está em Goiânia mas que o pedido de transferência não foi aceito. 

Sesau 

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ao Conexão Tocantins que o estado de saúde de dona Joiudes é grave e que a paciente está sob sedação medicamentosa, sem previsão de alta. A Saúde esclareceu que o Serviço de Regulação Estadual está buscando vaga em hospital especializado em queimados de outras unidades da Federação para que a paciente seja transferida e que enquanto a busca é feita, a paciente continua sob cuidados das equipes especializadas do HGP.