O CineSesc Palmas e Gurupi apresenta em setembro uma mostra diferente: a Mostra Brasil Experimental, composta de três filmes nacionais que fogem do roteiro e da forma tradicional e comum de se fazer cinema. São eles: “Sudoeste” (2012), “O Fim e o Princípio” (2005), e “Girimunho” (2011). As sessões acontecem de 1º a 25 de setembro no CineSesc Palmas e no CineSesc Gurupi, sempre nos mesmos horários: às 16h e 19h. A entrada é gratuita.
A mostra se baseia em exibições de filmes experimentais ou no cinema experimental, termo utilizado para designar diversos estilos cinematográficos, que têm em comum o fato de se diferenciar – e muitas vezes, de se opor – às práticas e ao estilo do cinema dito comercial ou industrial.
Confira a programação da primeira semana de exibição, de 01 a 04 de setembro:
Sudoeste (2012) – Classificação: 14 anos
Em uma cidade pacata e anônima, durante um dia apenas, Clarice (Simone Spoladore) vê sua vida se desenrolar de maneira circular, da morte ao nascimento, e depois à velhice mais uma vez. Ela observa as pessoas ao seu redor, que não envelhecem, e que não entendem sua existência. Esta mulher deve compreender a importância de temas fundamentais como a vida, a morte, a maternidade e a violência.
01/09 – 19h – Palmas e Gurupi
04/09 – 16h – Palmas e Gurupi
O Fim e o Princípio (2005) – Classificação: livre
Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações, nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores – na maioria idosos – contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.
02/09 – 16h – Palmas e Gurupi
03/09 – 19h – Palmas e Gurupi
"Girimunho" (2011) – Classificação: 10 anos
Esta é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons.
02/09 – 19h – Palmas e Gurupi
03/09 – 16h – Palmas e Gurupi