Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

Além da chegada dos pilotos da 24ª edição do Rally Internacional dos Sertões, o público que prestigia o evento na tarde deste próximo sábado, 10, na Praia da Graciosa, em Palmas, pode conferir a diversidade cultural e as alternativas de atrativos turísticos do Tocantins no espaço estruturado na entrada da praia, ao lado do Portal de Chegada dos competidores. 

Ao todo, são 21 tendas destinadas à divulgação da atuação de órgãos institucionais, comercialização de artesanato e elementos típicos da culinária tocantinense, assim como a exposição do trabalho de empresas e associações ligadas a esportes de aventura. Paulo Sérgio Nogueira, presidente do Clube Jalapão Off Road, é um dos expositores e no local, tem o propósito de divulgar a entidade e atrair novos associados. "A passagem do Rally pelo Tocantins tende a divulgar o Estado, especialmente na questão do turismo. 

Também  é muito importante para incentivar a prática do off road. Nós aqui no Estado somos privilegiados pelo fato de ter vários locais atrativos e que a gente pode estar usando para a prática do off road, além de trabalhar a questão social nessas regiões", avaliou. Segundo ele, o off road vem crescendo no Tocantins. "Tanto pelo fato de ter bastante usuários de veículos 4x4 na região, como pela possibilidade de integração criada pelo clube", conta Paulo Sérgio. Hoje, o Jalapão Off Road tem em torno de 60 famílias associadas. 

Também estão presentes no espaço associações e clubes de motociclistas, a loja oficial do Rally dos Sertões e empresas que atuam no ramo de locação de bicicletas e de venda de roupas e acessórios para motociclistas. Entre os órgãos institucionais, estão presentes a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), a Secretaria da Saúde, a Polícia Militar do Tocantins (PM) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). 

Responsável pela organização da estrutura de tendas institucionais, o gerente de Promoção Turística da Seden, Edésio Tolentino, aponta que o espaço é uma forma de aproveitar a presença do público do Rally - que é um das  maiores competições do gênero no mundo - para divulgar o Estado.  

Competição 

O Rally dos Sertões termina neste sábado, na capital tocantinense. Iniciada no dia 4 de setembro, com largada em Goiânia, a competição percorreu cidades em Goiás, Bahia e Tocantins. A cerimônia de premiação e festa em comemoração ao evento acontecem a noite, em Palmas.