Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

A Cozinha Show faz jus ao nome e seguindo os sucessos das edições anteriores do Festival Gastronômico de Taquaraçu trouxe  o renomado chef Olivier Anquier, que se rendeu aos encantos dos ingredientes regionais. O chef que faz questão de se intitular brasileiro, mesmo tendo sua origem francesa, trouxe nessa sexta-feira, 9, ao público o preparo de tucunaré recheado com castanhas de caju, acompanhando de arroz ao leite de coco babaçu e vinagrete de cajuí. 

Preservando suas raízes, não deixou de utilizar em sua receita o mais francês dos alimentos, o pão, tanto no recheio quanto no empanado. Para ajudá-lo no preparo do prato, o chef contou com participação de Maria Ruth de Souza, uma chef tocantinense, que participa do reality show "Cozinheiros em Ação", no qual Olivier é apresentador no GNT.

Olivier diz que foi Ruth quem o convidou a vir a Palmas. "Sinto honrado em estar aqui, após 20 anos. Os ingredientes dessa região são riquíssimos e alguns eu pude conhecer hoje, como a farinha do coco babaçu". O chef disse ter ficado impressionado com a popularidade do festival e com a quantidade de participantes.

Olivier com sua simpatia atraiu a atenção do público que interagiu com o apresentador. O mineiro Márcio Vieira, de Patrocínio, disse ter percorrido 1400 km só para participar do Festival Gastronômico de Taquaraçu, que neste ano chega a sua 10° edição. " Estou encantado com a apresentação, uma receita deliciosa, antes de conhecer o circuito tive que vir ao Cozinha Show, pois minha esposa e eu somos amantes da boa gastronomia".

Ruth disse ter procurado uma receita para surpreender o seu mentor, Olivier, e mostrar para o público a diversidade de pratos que podem ser feitos com os ingredientes locais. "Eu quis trazer algo novo e mostrar que o cajuí pode ser utilizado não apenas nos pratos doces". A chef apresentou um vinagrete de cajuí, temperado com limão, coentro, pimenta, sal e azeite.

Olivier questionou como o cajuí ainda não virou especiaria. O vinagrete serviu de acompanhamento do filé de tucunaré, com recheio de castanhas do pará, coentro, pão, azeites e pimentas, e frito na manteiga.

Para o presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, o Festival tornou referência não só no Tocantins, mas no Brasil. "Temos caravanas vindas de várias partes do Brasil e temos informações que o FGT já é notícia no país", acrescentou.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemam, falou da importância desse tipo de evento para impulsionar os negócios. "Não existe a possibilidade de não sermos parceiros em eventos como este. E para este FGT também trouxemos um espaço permanente para impulsionar o artesanato de Taquaraçu", complementou, se referindo a Loja de Artesanato TudoDaqui. O espaço é uma promoção do Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Palmas, para que artesãos locais possam expor e comercializar suas artes. A loja vai funcionar todos os dias do festival das 18 horas às 22h30, na Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca.

Olivier Anquier

O chef francês, naturalizado brasileiro, mora no Brasil há 36 anos e hoje apresenta o programa Diário do Olivier e o reality show Cozinheiros em Ação, no GNT.

Hoje, além de apresentador, também é empresário. Seu mais recente empreendimento é o reconhecido restaurante L'Entrecot do Olvier, em São Paulo.