Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Gestoras de Aprendizagem do Hospital Sírio Libanês estiveram em Palmas para dar encaminhamentos referentes aos cursos

Gestoras de Aprendizagem do Hospital Sírio Libanês estiveram em Palmas para dar encaminhamentos referentes aos cursos Foto: Katia Alves

Foto: Katia Alves Gestoras de Aprendizagem do Hospital Sírio Libanês estiveram em Palmas para dar encaminhamentos referentes aos cursos Gestoras de Aprendizagem do Hospital Sírio Libanês estiveram em Palmas para dar encaminhamentos referentes aos cursos

A Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus) em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL) vai oferecer três cursos de especialização com o total de 120 vagas destinadas a profissionais da rede de atenção a saúde. Os cursos terão inicio em março de 2017, mas a partir de outubro deste ano, os docentes facilitadores já estarão em processo de formação.

Em Palmas será ofertada a Especialização em Vigilância em Saúde com 40 vagas que serão divididas entre servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, de cidades circunvizinhas e profissionais que atuam na gestão da Secretaria de Estado da Saúde. Já em Gurupi, em atenção a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-TO) Nº 49/2015 serão ofertadas 80 vagas em Especialização em Regulação no SUS e Gestão da Clínica para os municípios da Região de Saúde da Ilha do Bananal e Amor Perfeito.

Segundo a superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Márcia Valéria Santana, esta é a terceira vez que são oferecidos cursos em parceria com o Sírio Libanês no Tocantins. “Cada vez mais trabalhadores da rede de atenção a saúde são capacitados nos mais diversos temas, como Gestão da Clínica, Regulação do SUS, Preceptoria para o SUS, Vigilância Sanitária, Qualidade e Segurança do Paciente”, disse a superintendente, acrescentando que a formação dos docentes facilitadores também fazem parte do projeto, pois são trabalhadores que se tornam especialistas em processos educacionais em saúde. “É um grande ganho para a gestão da saúde, pois com trabalhadores qualificados podemos ofertar melhor assistência à população tocantinense”, destacou.

Sírio Libanês

As gestoras de Aprendizagem do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Diita Fontoura e Aniara Santos, estiveram em Palmas na última terça-feira, 6, para os encaminhamentos referentes aos cursos. Segundo Aniara Santos, os cursos serão realizados com uso de metodologias ativas e inovadoras que além de agregar conhecimento, possibilitam a reflexão e mudança de práticas, por meio do desenvolvimento de habilidades e atitudes.

Fazem parte da Comissão Gestora dos cursos a diretora da Etsus, Laudecy do Carmo Soares, a gerente de Educação na Saúde, Raimunda Fortaleza, e a presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, Juliana Bruno. Uma nova reunião está sendo planejada para agregar mais membros à Comissão Gestora dos Cursos, quando serão convidados representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), da Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde e da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde.