A Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus) em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL) vai oferecer três cursos de especialização com o total de 120 vagas destinadas a profissionais da rede de atenção a saúde. Os cursos terão inicio em março de 2017, mas a partir de outubro deste ano, os docentes facilitadores já estarão em processo de formação.
Em Palmas será ofertada a Especialização em Vigilância em Saúde com 40 vagas que serão divididas entre servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, de cidades circunvizinhas e profissionais que atuam na gestão da Secretaria de Estado da Saúde. Já em Gurupi, em atenção a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-TO) Nº 49/2015 serão ofertadas 80 vagas em Especialização em Regulação no SUS e Gestão da Clínica para os municípios da Região de Saúde da Ilha do Bananal e Amor Perfeito.
Segundo a superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Márcia Valéria Santana, esta é a terceira vez que são oferecidos cursos em parceria com o Sírio Libanês no Tocantins. “Cada vez mais trabalhadores da rede de atenção a saúde são capacitados nos mais diversos temas, como Gestão da Clínica, Regulação do SUS, Preceptoria para o SUS, Vigilância Sanitária, Qualidade e Segurança do Paciente”, disse a superintendente, acrescentando que a formação dos docentes facilitadores também fazem parte do projeto, pois são trabalhadores que se tornam especialistas em processos educacionais em saúde. “É um grande ganho para a gestão da saúde, pois com trabalhadores qualificados podemos ofertar melhor assistência à população tocantinense”, destacou.
Sírio Libanês
As gestoras de Aprendizagem do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Diita Fontoura e Aniara Santos, estiveram em Palmas na última terça-feira, 6, para os encaminhamentos referentes aos cursos. Segundo Aniara Santos, os cursos serão realizados com uso de metodologias ativas e inovadoras que além de agregar conhecimento, possibilitam a reflexão e mudança de práticas, por meio do desenvolvimento de habilidades e atitudes.
Fazem parte da Comissão Gestora dos cursos a diretora da Etsus, Laudecy do Carmo Soares, a gerente de Educação na Saúde, Raimunda Fortaleza, e a presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, Juliana Bruno. Uma nova reunião está sendo planejada para agregar mais membros à Comissão Gestora dos Cursos, quando serão convidados representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), da Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde e da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde.