Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Maradona

Foto: Maradona

O Povoado do Mumbuca, comunidade quilombola localizada no município de Mateiros, a 274 km de Palmas/TO, região do Jalapão, se prepara para celebrar, no período de 16 a 18 de setembro, a 8ª Festa da Colheita do Capim Dourado. O evento reúne toda a comunidade e visitantes num evento que exalta a matéria-prima utilizada na confecção de um dos artesanatos mais divulgados e apreciados no Brasil e no exterior.

Segundo o superintende de Desenvolvimento Turístico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp, o evento é uma oportunidade de divulgar a atividade, além preservar os costumes, cultura e tradição do Povoado Mumbuca. “O Governo do Estado busca fortalecer a difusão da cultura e preservação dos recursos naturais e culturais da região do Jalapão, no sentido de contribuir na promoção da integração entre as comunidades quilombolas, por meio de suas tradições. Ressaltamos o respeito que as comunidades demonstram pela sustentabilidade do capim dourado, aguardando o momento certo, ou seja, a maturidade, para realizar a coleta”, enfatizou.

Durante o festejo, serão realizadas diversas atividades a exemplo de rodadas de conversas e prosas, exposição do artesanato, visitas guiadas aos atrativos turísticos, comercialização de produtos da agricultura familiar, degustação de pratos típicos, shows regionais, desfiles de artesãs, dentre outros.

“O artesanato do Capim Dourado representa para a comunidade toda uma tradição cultural  repassada de geração a geração, sendo um importante meio de preservação e identidade da nossa cultura, além de base para o sustento das famílias da comunidade”, considerou a representante do povoado, Ilana Cardoso.

O evento é uma realização da Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado do Mumbuca, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seden, Prefeitura Municipal de Mateiros, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e demais colaboradores.

Festa da colheita

A Festa da Colheita do Capim Dourado é realizada há oito anos na Comunidade Mumbuca, para celebrar o período do manejo sustentável do capim. Legalmente, o período de colheita se dá, anualmente, de 20 de setembro a 30 de novembro.