Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins inova mais uma vez ao instalar a Central das Eleições – um ambiente com telas LCD nas quais são disponibilizadas as principais atividades logísticas nas 35 zonas eleitorais, entre elas o monitoramento do clima/tempo, cronograma da distribuição das urnas, geração e inserções das mídias, quantidade das seções, locais de votação entre outras informações.

Na tarde dessa quarta-feira (21/9), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, conferiu de perto o trabalho da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação, setor responsável pela implantação e monitoramento do sistema, disponível 24 horas para demonstrar as principais ocorrências que possam surgir.

“É uma iniciativa fantástica, a equipe está de parabéns. É uma ferramenta muito interessante nestas eleições 2016. Somos referência em TI e não podia ser por menos esse monitoramento, que é fundamental para o bom andamento das eleições. Tudo isso para que a Justiça Eleitoral do Tocantins garanta a segurança e a efetividade no dia da votação”, destacou a presidente.

O secretário de Tecnologia da Informação, Jader Gonçalves explicou as funcionalidades da Central das Eleições e disse que ela foi composta por todos os servidores da TI. “O sistema tem por objetivo monitorar e prevenir eventos que venham atrapalhar as eleições. A grande novidade são os painéis em LCD, formados por TVs que estão integrando o monitoramento. É mais uma forma da gente visualizar o que  está acontecendo na nossa infraestrutura de rede, nas zonas eleitorais, como cerimônias de carga e lacração, fechamento do sistema Cand entre outras informações de conectividade”, explicou.

Aplicativo

Para esta Eleição, outra novidade da Justiça Eleitoral do Tocantins é o aplicativo Mesários, que será utilizado no dia das Eleições (2 de outubro). Tanto a equipe da TI quanto das zonas eleitorais poderão monitorar e registrar as ocorrências.