Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Koró Rocha

Koró Rocha Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Koró Rocha Koró Rocha

O mundo místico das mandalas, retratado em 35 obras de arte, está exposto no hall da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, na mostra “Retrospectiva 60 Anos de Arte”, do renomado artista plástico Joel de Assis. A exposição vai até o dia 10 de outubro, com visitação no horário comercial.

São obras de tamanhos diversos, cujo colorido e variedade de traços se interligam e se fundem em labirintos circulares e infinitos. Os efeitos cênicos impressionam ao primeiro olhar. 

Para o artista, as mandalas retratadas, que remetem a um símbolo milenar, devem ser observadas demoradamente, pois induzem a uma reflexão profunda. “Ela acessa o universo psíquico e cria uma empatia entre o observador e a obra de arte”, explica Joel de Assis.

Já o presidente da Associação dos Artistas Visuais do Tocantins (Avisto), Franscisco Costandrade, o significado das obras de arte vai além da decoração, pois induzem à meditação e outras práticas terapêuticas, e também contribuem para harmonizar os ambientes. “Ficam muito bem em residências, repartições públicas, consultórios médicos e escritórios de advocacia, por exemplo”, sugere. 

Perfil

Joel de Assis tem 84 anos. É natural da cidade do Rio de Janeiro e morou por muitos anos em Brasilía. Reside em Palmas há mais 10 anos. É formado pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio.