Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o tema “Farmacêutico cuidando da sua saúde”, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) realiza neste sábado, 24, mobilização para prestar atendimento gratuito em Palmas/TO. A ação começa às 8h da manhã, na Escola do Corpo de Bombeiros do setor Lago Sul e segue, a partir das 11 horas, no Palmas Shopping, onde encerra às 14h. A expectativa do CRF-TO é que, pelo menos, mil pessoas sejam atendidas nos dois locais.

Aferição de pressão, teste de glicemia e orientações sobre a dengue serão os principais serviços oferecidos na mobilização em Palmas, mas que acontece no fim de semana em todo o País numa campanha padronizada pelo Conselho Federal de Farmácia que ressalta a importância do trabalho e do conhecimento técnico-científico do farmacêutico no cuidado com a saúde das pessoas. “Vamos aproveitar essa data para exercer o nosso principal papel: cuidar. E isso vai além de entender o princípio ativo de um medicamento. É saber ouvir”, diz a presidente do CRF-TO, Marttha Ramos.

Setembro Amarelo

Para reforçar o cuidado com o próximo, o CRF-TO intensificará­­­ na ação de sábado informações alusivas à campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A ideia é sensibilizar os profissionais e estudantes de Farmácia, que já realizam estágios e tem contato com pacientes, de que o atendimento humanizado contribui, no mínimo, para o bem-estar de quem o recebe. Tal iniciativa se baseia nos dados da Organização Mundial de Saúde de que, a cada 10 mortes por essa causa, 9 poderiam ser evitadas. “Tratamento deve vir acompanhado de  atenção e é isso que vamos multiplicar entre os nossos profissionais”, ressaltou a presidente do CRF-TO.