Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Crianças e adolescentes têm até dia 30 para atualizar cartão de vacinas

Crianças e adolescentes têm até dia 30 para atualizar cartão de vacinas Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes Crianças e adolescentes têm até dia 30 para atualizar cartão de vacinas Crianças e adolescentes têm até dia 30 para atualizar cartão de vacinas

Segue até o dia 30 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação 2016 que tem como objetivo atualizar o cartão de vacinas de crianças e adolescentes com esquema vacinal atrasado. No último sábado, 24, aconteceu o Dia D quando todos os postos de saúde do Tocantins estiveram abertos até as 17 horas. Foi a oportunidade para Ionaldo de Carvalho levar os dois filhos, João Vitor Ferreira e Manuel Ferreira, de oito e 11 anos respectivamente. “É muito importante esse dia, pois na correria do dia a dia a gente acaba deixando passar algumas vacinas, como a febre amarela, que o meu filho mais velho tomou”, disse.

Já a advogada Khenya Rubia Franco trouxe seu filho de quatro anos, André Franco, para tomar o reforço da poliomielite. “Precisamos sempre estar atualizando o cartão pois só assim prevenimos as doenças. Eu tenho dois filhos e sempre vacino,  até porque quando a criança adoece os pais acabam adoecendo junto então é melhor evitar,” relatou.

A campanha pretende colocar em dia os cartões de vacina das crianças menores de cinco anos, de nove anos e adolescentes de dez a 14 anos. A enfermeira da Gerência Estadual de Imunização, Greicy Rivello, explicou que apenas a vacina BCG que necessita de um manuseio diferenciado e a primeira dose da vacina oral contra poliomielite (VOP) não fazem parte da campanha.

Para se vacinar, os menores devem estar acompanhados dos responsáveis e portando o cartão de vacina e o cartão do SUS. A gerente estadual de Imunização, Rosângela Bezerra, informou que não existe uma meta a ser alcançada pela campanha e que todo o público-alvo deve procurar um posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema de vacina atualizado. “O objetivo da multivacinação é resgatar os não vacinados e contemplar esquemas de vacinação, além de contribuir para a redução, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis”, esclareceu.

Conforme o Ministério da Saúde, o Estado de Tocantins recebeu 257,5 mil doses para Campanha de Multivacinaçãoe 19,2 milhões de doses extras de 14 tipos de vacinas.