Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO) indicou a presidente da Casa 8 de Março para a premiação Diploma Mulher Cidadã Carola Pereira de Queirós, edição 2016. Foram indicadas pelos deputados e deputadas federais 29 mulheres que, no País, contribuem ou contribuíram para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. No dia 4 de outubro a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher escolherão as cinco agraciadas com o diploma.

“A Casa 8 de Março tem um papel fundamental no combate à violência contra a mulher. E graças a ações como essa que muitas mulheres vítimas de violência, em situações de risco, criam coragem para denunciar e têm a oportunidade de mudar de vida”, disse Professora Dorinha.

Presidente da Casa 08 de Março, ONG que desenvolve projetos com mulheres das comunidades carentes de Palmas na área de geração de renda, enfrentamento à violência doméstica e enfrentamento à prostituição, Bernadete Ferreira tem longa trajetória na luta pelos direitos da mulher. 

Lutou pela implantação da I Casa Abrigo do Tocantins, fundou a primeira ONG feminista que atua com mulheres em situação de marginalização e vulnerabilidade social e trabalhou pela criação e implementação dos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Mulher. 

Coordena há mais de 18 anos a realização de cursos voltados à geração de renda para mulheres e projetos sociais voltados às mulheres negras (Bela Dandara), às mulheres em situação de prostituição (Em Busca da Noite) e o projeto ATHENA, que promove o acompanhamento e encaminhamento humanizado de mulheres em situação de violência.