Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, por meio de Votação Paralela, realizou na manhã deste sábado (1º/10) o sorteio das urnas que serão auditadas. Foram selecionados para o processo os equipamentos da Seção 87, no município de Figueirópolis (14ª Zona Eleitoral de Alvorada), da Seção 06 em Colinas (4ª ZE de Colinas) e da Seção 93 em Palmas (29ª ZE de Palmas). Neste domingo (2/10), dia das eleições, os equipamentos serão auditados no auditório do TRE-TO, a partir das 8h.  

O sorteio foi acompanhado pelos membros da Comissão de Auditoria, pelos auditores da empresa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelos representantes da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Forças Armadas e representantes de partidos.

A presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Comissão, que tem como principal objetivo comprovar a segurança das urnas eletrônicas e das eleições. “Desejo um profícuo trabalho, nossas atenções estão voltadas para a garantia de um processo eleitoral seguro e transparente. Conclamo a população para que vote consciente e contribua para o desenvolvimento das nossas cidades e para um ambiente de paz”, ressaltou.

Após o sorteio, integrantes da Comissão se preparam para buscar as urnas nos municípios, duas aeronaves estão à disposição da Justiça Eleitoral.

Cédulas

Ainda pela manhã os alunos do Colégio Interação irão preencher as cédulas de votação que serão digitadas nas urnas eletrônicas, no dia das eleições, para testar o funcionamento em condições normais de uso.

A auditoria das urnas, por meio da votação paralela não tem compromisso com a votação real e não interfere no processo eleitoral, sem qualquer alteração no resultado.