Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Semana do Idoso terá palestras, atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer para pessoas com mais de 60 anos.

Semana do Idoso terá palestras, atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer para pessoas com mais de 60 anos. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Semana do Idoso terá palestras, atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer para pessoas com mais de 60 anos. Semana do Idoso terá palestras, atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer para pessoas com mais de 60 anos.

A Semana do Idoso tem como objetivo chamar a atenção para o envelhecimento com saúde e a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos de idade. A abertura do evento será nesta quinta-feira, 6, no Parque da Vida Ativa na Melhor Idade Francisco Xavier de Oliveira, em Palmas.

Alusivo ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1° de outubro, a programação envolverá palestras, atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer. Ainda contará com uma feira de produtos confeccionados pelos idosos e um passeio turístico pela Capital do Estado.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, no Tocantins, 11% da população possuem mais de 60 anos. Com a previsão de crescimento do número de idosos no país, o evento é uma oportunidade de se discutir as demandas dessa parcela da população.

Turismo para idosos

Aproveitando a data, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) irá distribuir a cartilha “Dicas para atender bem os turistas idosos”, lançada dia 28 de outubro pelo Ministério do Turismo, em agências de turismo e hotéis da Capital.

O turismo, além de melhorar a qualidade de vida dos idosos, pode aquecer a economia dos destinos turísticos, especialmente nas baixas temporadas, já que os idosos dispõem de tempo e podem aproveitar esse período para viajar a custos mais baixos. Porém, um dos desafios enfrentados para o seu desenvolvimento é a falta de preparo dos prestadores de serviços.

Parceiros

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Secretaria da Cidadania e Justiça, da Universidade da Maturidade (UFT), do Conselho Estadual do Idoso, do Conselho Municipal do Idoso, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) dentre outros.

Programação

1º Dia

06/10– quinta-feira

Cerimônia de Abertura – Salão de Eventos - Parque da Vida Ativa na Melhor Idade Francisco Xavier de Oliveira

18h30 - Apresentação Musical

19h - Hino Nacional – Banda da Polícia Militar

19h30 – Coral dos Idosos “Vida Ativa do SESC”

20h - Apresentação de Dança Luzes da Ribalta - Iza Omena e João Carlos -UMA

20h30 - Coral Municipal dos Idosos de Palmas

21h - Enceramento

Exposição e Comercialização de Artesanato e Produtos produzidos pelos idosos (Espaço de Entrada do Auditório)

2º Dia

07/10– sexta-feira

8h30 -Teatro Quando a Velhice Chegar - Alunos da UMA

9h - Palestra Tema: Criatividade e Corpo na Terceira Idade – Profº Paulo Ricardo Felix  da Ferreira- Educação Física do Sesc

9h30 – Apresentação livre

10h - Apresentação de Filme de Cinema - Espaço Cultural

12h - Intervalo para almoço

16h - II Caminhada Estadual Mobiliza -Saída Banco Santander até à Praça dos Girassóis - Palácio Araguaia.

Exposição de Artesanato e Produtos produzidos pelos idosos (Espaço de Entrada do Auditório)

City Tour em Palmas -  ( Local de Saída Praça dos Girassóis).

 - Passeio no Lago de Palmas - Empresa Tocantur Náutica

3 º Dia

08/10– sábado

8h - Salão de Beleza – Instituto Embeleze - Parque da Vida Ativa na Melhor Idade Francisco Xavier de Oliveira

12h - Encerramento das Atividades do Salão de Beleza

12 h – Encerramento