Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO) intermediou, hoje (06), uma reunião de reitores das universidades federais da região Norte com o ministro da Educação Mendonça Filho para tratar da formação de uma rede de qualificação dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

A Região Norte possui 10 universidades federais contando com 61 campi tendo apresentado em menos de 10 anos um crescimento de 37 campi. Atualmente, 52% dos docentes são doutores ou pós-doutores, 37,5% mestres, 7,5% são especialistas e os demais graduados.

As universidades federais buscam programas e ações integradas que visam aumentar o número de docentes com qualificação e, para isso, demandam ações integradas do MEC e outras entidades como Capes, CNPq. Os reitores querem implantar um plano de ciência, tecnologia e inovação da região norte para fomentar cursos de pós-graduação, realização de pesquisa e produção do conhecimento em larga escala.

Para isso, os reitores pedem a revisão dos critérios da CAPES para a submissão de programas, para que universidades com programas conceito 4 sejam levadas em consideração para atuar em parceria com as que possuem conceito 5, o que atualmente é proibido. Segundo a reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, essa modificação potencializaria a oferta de programas de pós-graduação nas instituições.

Os reitores também pediram a revisão do corte de programas na região norte para a permanência dos pesquisadores, como o Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

A deputada Professora Dorinha explicou que as ações solicitadas pelas instituições não trazem impacto orçamentário negativo para o MEC, mas trariam um saldo bastante positivo e muito importante para a região.  

O ministro Mendonça Filho manifestou simpatia às demandas apresentadas e disse que é necessário levar em consideração os aspectos regionais e vê que há possibilidade de cooperação no pedido das universidades, já que há a necessidade de recursos humanos.

Na ocasião, foi entregue ao ministro a Carta de Rio Branco, elaborada durante o Fórum de Reitores da Região Norte, ocorrido em agosto, com as demandas das instituições. Assinam a carta os reitores das universidades federais do Tocantins (UFT), do Acre (UFAC), Amazonas (UFAM), Roraima (UFRR), Amapá (UNIFAP), Pará (UFPA), Rondônia (UNIR) Rural da Amazônia (UFRA), Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Oeste do Pará (UFOPA).