Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Gilmar Félix

Foto: Gilmar Félix

A deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO) usou a tribuna durante o pequeno expediente desta quinta-feira, 6, para homenagear o Estado do Tocantins, que completou 28 anos de sua criação, nesta quarta, 05 de outubro. “Eu me sinto muito honrada em representar nesta Casa, esse jovem Estado, cuja história começou muito antes do dia 5 de outubro de 1988, data em que foi oficializada a criação do Tocantins como unidade federativa brasileira. Essa é uma homenagem que eu não poderia deixar de fazer, uma data que não poderia passar em branco, foi ontem, mas faço aqui o meu pronunciamento parabenizando este belo Estado”, afirmou a parlamentar.

A peemedebista fez questão de frisar a importância da criação do Estado, sobretudo para aqueles que ali residiam quando o Tocantins ainda pertencia ao Estado de Goiás. “Nós, que acompanhamos todo o processo de criação do Estado, que vivemos no Tocantins desde quando aquele Estado pertencia ao norte de Goiás, nós que vivenciamos todo o abandono do norte goiano, como era conhecido na época, que presenciamos o sofrimento da população em virtude do descaso com aquela região, nós sabemos a importância de se comemorar esta data. Assim como também sabem desta importância todos aqueles que deixaram seus Estados, suas cidades de origem, e apostaram no Tocantins; um jovem Estado constituído por pessoas de várias regiões do Brasil e que, por isso, é dono de uma diversidade cultural indescritível”, frisou.

Ao admitir as dificuldades enfrentadas pelo Estado em função da crise pela qual passa o País, Josi demonstrou otimismo e reforçou a importância do apoio e parceria de todos para superar os desafios. “Sabemos que o Estado do Tocantins, assim como os demais Estados brasileiros do País, passa por uma série de dificuldades em virtude da crise política e econômica enfrentada pelo Brasil nos últimos meses. Mas, com o nosso Presidente Michel Temer reorganizando o País, colocando o Brasil nos trilhos do crescimento, eu tenho a certeza de que o nosso Governador Marcelo Miranda, que não tem medido esforços, vai conseguir superar todos os desafios. E a união de todos nós, a parceria e o apoio de toda a bancada tocantinense do Congresso e da Assembleia Legislativa são de fundamental importância neste processo”, completou.

Ao finalizar sua homenagem, a deputada parabenizou a todos os tocantinenses destacando o seu imenso amor pelo Estado. “Para concluir, nesta data mais do que especial, quero aqui dizer que o amor que sinto por este Estado é o que me move. É o que me faz estar aqui trabalhando com a convicção de que dedicar a minha vida à atuação política foi a escolha mais certa que fiz. Aproveito este momento para parabenizar todos os tocantinenses, todos que apostaram, que acreditaram e que, assim como eu, têm o imenso orgulho de ser tocantinense”, finalizou.