Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Antonio Carlos Pakalolo

Nessa quinta-feira, 6, a equipe do Escritório Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Gurupi foi acionada por um morador do Assentamento Talismã, no município de mesmo nome, para realizar o resgate de um filhote de onça-parda. Conforme a avaliação veterinária na unidade regional pelo doutor Jairo, o animal aparentemente se encontrava desnutrido e desidratado, não apresentando outras complicações de saúde.

O gerente do Naturatins de Gurupi, Antonio Carlos Pakalolo, contou que um animal adulto da mesma espécie foi localizado morto, a cerca de 3 km do assentamento. “Devido o avançado estado de decomposição do animal abatido, não foi possível determinar se era uma fêmea, mas acreditamos que possa ser a mãe do filhote. Verificamos a perfuração de pelo menos 3 tiros de arma de fogo, mas não havia pistas ou testemunha do responsável por esse crime”, relatou.

O filhote acolhido pelo proprietário da chácara, senhor Francisco, recebeu alimentação e água, sob orientação técnica, até que a equipe de resgate chegasse ao local. E de acordo com informações da médica-veterinária e supervisora de Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, o filhote de onça-parda foi recebido ainda ontem à noite e encaminhado hoje pela manhã para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Araguaína.