Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Assinada em dezembro de 2015 pela secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral e pela deputada Valderez Castelo Branco, a emenda parlamentar do convênio 06/2105, no valor de R0 mil reais ofereceu gratuitamente cursos profissionalizantes a 215 cidadãos de Araguaína.

As formações foram ministradas nos primeiros nove meses deste ano com o objetivo de promover qualificação e fonte de emprego e renda a pessoas com idade entre 16 e 60 anos.

Artesanato em Tapeçaria, Bordado em Crochê e Vagonite, Pintura em Tecido, Cabelereiro, Manicure, Massagem Corporal e Facial, Doces em Compota, Salgado, Informática, Pedreiro e Pintura Predial estavam entre as modalidades ofertadas.

A secretária da Setas reforçou mais uma vez, que é papel do Governo do Estado identificar e apoiar iniciativas da comunidade em busca de emancipação social. Baseada nesta filosofia, a Setas firmou parceria com o Conselho Consultivo de Associações de Bairros de Araguaína (CCABA), cabendo a este realizar a execução dos cursos.

“O Governo do Tocantins sempre apostou na vocação local, uma vez que ninguém melhor que as próprias pessoas atendidas pelas capacitações para dizerem quais são suas vocações”, afirmou Patrícia do Amaral, referindo-se ao que chama de emancipação social.

A diretora de associativismo do CCABA, Aldenisa Carvalho de Oliveira assegurou que o grande diferencial do trabalho do Conselho está em atender o público que por algum motivo tem dificuldade de acessar a rede de educação e formação profissional. “Aqui recebemos pessoas de baixa renda, baixa escolaridade, que não podem fazer um curso em horário convencional. Procuramos perceber o que as impedem de se qualificarem procuramos ajudá-las”, explicou a diretora.

Habilidades de Gestão

Após receberem o conhecimento técnico os alunos passarão, a partir do dia 15 de outubro, por um módulo para desenvolverem habilidades de gestão. Entre os temas que serão abordados estão; Empreendedorismo e Economia Solidária, Noções Básicas de Direito, Marketing Pessoal e Comercial, Primeiros-Socorros e Prevenção de Acidentes de Trabalho. “Nós acreditamos no potencial dessas pessoas e por isso oferecemos a elas a possibilidade de trabalharem e crescerem com aquilo que aprenderam”, disse Adenilsa Carvalho.

Investimentos

Além de Araguaína, a Setas apoia projetos sociais, por meio de emendas parlamentares em Paraíso, Pequizeiro, Tapiratins e Brasilândia. Ao todo são R$ 545 mil investidos.