Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em viagem a Brasília/DF, o prefeito de Araguaína/TO, Ronaldo Dimas, aproveitou para articular junto aos deputados federais a viabilidade de destinação de recursos, através de Emenda Impositiva da Bancada Federal do Estado do Tocantins, para construção do Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado. 

No ofício entregue aos parlamentares, Dimas ressalta que os setores de pediatria e oftalmologia atendem atualmente a pacientes de toda a macrorregião Norte do Estado, com um total de 72 municípios. Contudo, funcionando em prédio locado, são desaconselháveis pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) os investimentos para melhoria e adequação do prédio às normas atuais. O prefeito alega ainda que é grande a demanda de atendimentos realizados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), operando no limite de sua capacidade.

A solução proposta por Dimas é a construção de uma sede própria, dotada dos mais modernos equipamentos para o Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado. Orçada em R$ 100 milhões, a unidade incluirá a implantação conjunta de um pronto atendimento infantil.

Dimas conversou previamente com cada um dos parlamentares e acredita que terá o apoio de todos para a aprovação da emenda que, segundo ele, será uma grande conquista para Araguaína e para o Tocantins. “Acho que teremos apoio do Senador Vicentinho e dos deputados Gaguim, Irajá Abreu, Lázaro Botelho, César Halum, Dulce Miranda e Dorinha Seabra. Nesta terça-feira, haverá reunião da Bancada para definição. Estarei lá”, afirmou.

Hospital 

O Hospital Municipal foi inaugurado em 2009 e é referência em Pediatria e Oftalmologia na cidade. Atualmente, a unidade é gerida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) e possui 55 leitos, 10 deles cirúrgicos e 45 pediátricos, recebendo encaminhamentos apenas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24 horas) do Araguaína Sul e de outras cidades pactuadas com o Município.

Nos últimos anos, as dependências do HMA foram adequadas para atendimentos ambulatoriais nas especialidades de Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Reumatologia, Gastrologia, Ortopedia, Neurologia e Urologia. Além das consultas, o hospital conta com um laboratório de análises clínicas, farmácia, raio-X, aparelho de ultrassonografia e ecocardiografia. No total, 175 colaboradores atuam nas áreas assistencial, administrativa e operacional.