Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Frederick Borges O total de 24 candidatas vão concorrer ao Miss Bariátrica O total de 24 candidatas vão concorrer ao Miss Bariátrica
  • Thâmara, de 33 anos, conta que chegou a 165 kg

Cruzar as pernas e usar um sutiã com bojo são ações corriqueiras na vida da maioria das mulheres, principalmente após entrar na adolescência. Contudo, para algumas é algo considerado impossível, como conta a professora Thâmara Sueli Almeida, que por sofrer com a obesidade desde a infância, via essas pequenas ações como um sonho. Ela é uma das 24 candidatas ao Miss Bariátrica 2016, evento que acontece no próximo dia 20, às 19 horas, no Palmas Shopping e é realizado pela equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP).

A professora de 33 anos conta que chegou a 165 kg e após passar pela cirurgia bariátrica no HGP viu sua vida mudar para melhor. “Um ano após a cirurgia estou com 72 kg a menos e muito feliz comigo mesma, já posso comprar roupas, usar salto, usar os sonhados sutiãs de bojo e finalmente cruzar as pernas”, conta empolgada, acrescentando que a prática de exercícios físicos depois da cirurgia a deixou ainda mais segura de si.

Assim como Thâmara, a dona de casa Maria Marcicleide Torres Bezerra, de 34 anos, tem uma história de superação. “Eu tinha uma vida ruim, com dores nas pernas e costas, minha coluna já estava desviada e eu acabei tendo muitas veias quebradas por causa dos quase 125 kg que atrapalhavam a circulação do sangue. Além disso, eu não conseguia mais dormir e trabalhar direito, nem mesmo fazer o que eu sempre desejava que era malhar”, contou, acrescentando que “agora tenho outra vida, tenho a saúde e disposição de quando tinha 18 anos, apesar dos momentos difíceis que passei posso dizer que estou realizada. Voltei a malhar e tenho mais ânimo para curtir meus dois filhos e o esposo, que me apoiou em todos os momentos”, destacou.

Além da melhora na saúde, Marcicleide afirma que passar pela cirurgia bariátrica influenciou na vida de toda família. “Antes eu não comia verduras nem frutas, só gostava de massa e por causa disso meu filho de 9 anos já estava com 52kg. Depois da cirurgia, ele viu tudo que passei e também a forma como comecei a cozinhar, com muitos legumes e verduras, e aprendeu a comer bem, de forma saudável. Hoje ele está com 45 kg. Graças a Deus, meu exemplo está servindo para que ele cresça com saúde e não venha precisar sofrer com a obesidade”, afirmou.

Com 42 kg a menos e a autoestima renovada, Marcicleide está confiante para participar do Miss Bariátrica. “O ganho maior já tive, que foi a qualidade de vida que recuperei”, destaca.

Mesmo sabendo que o maior ganho das participantes é o bem estar e uma boa saúde, a equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do HGP, realizadora do concurso, informou que serão premiadas a Miss Bariátrica, Primeira e Segunda Princesas e Miss Simpatia, além de mimos para todas as participantes. “Dentre as premiações que ainda estão sendo fechadas, temos meses de academia, um dia de princesa, pacotes de beleza estética, produtos de beleza, entre outros”, afirmou a presidente da Comissão Organizadora do Concurso, a psicóloga Fernanda Abreu.