Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grupo Palmas-Música volta aos palcos nesta sexta-feira para encerrar a temporada Concertos em Pauta 2016. O novo concerto do grupo, “Gradus ad Parnassum” tem apresentação única e acontecerá no Teatro Sesc Palmas, no dia 28 de outubro, às 20h.

O nome do concerto homenageia a primeira obra que buscou disseminar um sistema de notação musical, de forma que o registro e transmissão de obras musicais pudesse acontecer ao longo dos séculos. Com o tempo, consolidou-se toda uma tradição de criação, interpretação e formação fundamentada, principalmente, na contribuição da notação para uma abordagem mais analítica do fazer musical.

Neste concerto, os integrantes do Grupo Palmas-Música, cuja trajetória está intimamente ligada a esta tradição, apresentam um repertório de compositores consagrados e a estreia de uma nova peça escrita para o coletivo.

O projeto Concertos em Pauta foi iniciado em 2008 e ampliou a oferta cultural de música de concerto na cidade, proporcionando aos espectadores a possibilidade de fruição estética da música de tradição escrita. Em 2016, foram apresentados seis recitais inéditos, totalizando, desde a retomada do projeto em 2015, onze novos recitais produzidos por artistas locais. A edição deste ano contou com o apoio do SESC Tocantins e da Quavi Produtos Naturais.

Os ingressos para a última apresentação do ano podem ser adquiridos pela internet, por meio do site www.sympla.com.br/fluxocriativo. Os ingressos que sobrarem serão vendidos na bilheteria do evento, aberta uma hora antes da apresentação.

Quem é o Grupo Palmas-Música

Poucos grupos de música de concerto do Tocantins têm uma trajetória tão longa e constante como o Grupo Palmas-Música, um coletivo de intérpretes que tem na música de tradição escrita sua principal forma de expressão artística.

Atuando desde 2007 em Palmas, realizou quatro temporadas da série Concertos em Pauta, gravou dois CD's, circulou o Tocantins apresentando repertórios de música de câmara e, circulando o norte do país pelo SESC, apresentou a obra “Centro Metropolitano” em todas as capitais dos dez estados da Amazônia Legal. Também estreou a micro-ópera “A Infanticida Marie Farrar” em curta temporada.