Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A senadora Katia Abreu (PMDB-TO) esteve na manhã desta quinta-feira, 3, no Sindicato dos Auditores Ficais da Receita Estadual (Sindifiscal) onde foi recepcionada pelo o presidente Carlos Campos, que ressaltou a relevância do serviço prestado pelos auditores da Receita Estadual, e em seguida assistiu uma apresentação de dados relativos à arrecadação do Estado. 

O diretor de assuntos técnicos, Carlos Solimar detalhou, na ocasião, o quadro que compõe receita e despesa do Estado, através da apresentação elaborada pelo auditor e economista, João Carlos Lima.

Carlos Lima destacou os rendimentos obtidos entre janeiro e setembro de 2016, que comparados com o equivalente ao mesmo período do ano passado, significam o aumento real de 6%, acima da inflação, dos valores apurados - uma amostra do ciclo de evolução da arrecadação estadual - que ocupa o segundo lugar no ranking nacional em termos de evolução.

Segundo Lima, é um resultado positivo levando-se em conta as dificuldades enfrentadas pelos auditores em realizar os trabalhos em campo. Dificuldades que vão desde estrutura física, tecnologia e segurança.

O presidente do Sindifiscal, Carlos Campos, disse que “é necessário aproveitar as formas modernas de fiscalização, utilizando-as para o equilíbrio do trabalho feito nos postos fiscais, na fiscalização volante, estabelecimentos, delegacias fiscais, agências de atendimento, na sede da Sefaz e demais frentes de atuação do Fisco”.

Nas tratativas de melhores condições de trabalho para o auditor, está o pedido de apoio à senadora ao PLC 30, que autoriza o porte de arma para auditores da Receita Estadual e Distrital e o voto contrário da parlamentar à PEC 241/16 para quando a propositura, que trata do congelamento dos gastos públicos.

Após a apresentação, a senadora solicitou um levantamento das deficiências do setor e, as ações que sanam tais deficiências para trabalhar em prol de melhorias junto ao Senado.

Estiveram presentes na audiência juntamente com o presidente, membros da mesa diretora, filiados do Sindifiscal e representantes da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Fesserto).