Conforme balanço divulgado nesta quinta-feira, 3, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Tocantins está entre os estados destaques em vendas de artesanatos durante a Feira de Artesanato Brasil Original, que aconteceu em São Paulo dos dias 20 a 23 de outubro. No total, os expositores venderam R$ 100.206,00 em peças. O campeão em vendas no evento foi Estado do Acre, seguido de Minas Gerais.
Dentre os produtos que foram expostos, estavam fabricações em capim dourado, buriti, madeira, e as famosas bonecas Ritxòkò. O transporte das 16.836 peças foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), por meio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).
A superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Noraney Fernandes, comemorou as vendas realizadas durante a feira. “Tivemos os nossos estandes lotados em todos os dias de feira. Ter o Tocantins entre os estados campeões em venda reflete o nosso reconhecimento com o artesanato tocantinense e o esforço que temos em fazer girar a economia local”, afirmou.
Participaram do evento 12 tocantinenses, de diversas regiões do Estado, sendo cinco artesãos individuais na modalidade Microempreendedor Individual (MEI) e sete de entidades representativas.
Na grande vitrine de exposição e venda de produtos artesanais, estiveram presentes 320 artesãos de todo o País, em um espaço de 18 mil m², no Anhembi. Durante o evento, os visitantes tiveram acesso aos artesanatos de todo o Brasil, oficinas e consultorias.