Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Wanderlei Barbosa (SD), participou na sexta-feira, 04, do “I Fórum das Águas de Taquaruçu”. O evento aconteceu na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, e teve como objetivo promover o debate sobre a preservação dos recursos hídricos. 

A programação seguiu durante todo o dia, além do fórum de discussão, durante a manhã, o evento contou com ações ambientais de combate à poluição do Ribeirão Taquaruçu Grande e também do combate ao desmatamento da mata ciliar às margens do ribeirão. Foi realizado ainda uma limpeza nas margens do rio e plantio de mudas para reforçar a mata ciliar.

Segundo Wanderlei, foi um Fórum representativo onde estavam presentes vários órgãos importantes, como os Ministérios Públicos do Estado e Federal e Organizações Não Governamentais (ONGS). Dentre os temas levantados, o parlamentar destacou a conservação dos mananciais e das bacias de água. 

O parlamentar disse na ocasião que as empresas que exploram e captam a água para a venda têm que ter a responsabilidade de cuidar pela preservação das bacias de água, o deputado adiantou que apresentará um Projeto de Lei que determina a empresa responsável pela captação e abastecimento e venda de água no Tocantins a realizar políticas públicas de prevenção e conscientização para conservação dos rios do Estado.

O projeto irá visar que as empresas captadoras e exploradoras da água utilizem recursos específicos para atuar de forma preventiva na recuperação de rios, lagos, córregos e demais corpos hídricos, mantendo-os livres de resíduos nas margens e nos leitos, levando também, aos que moram próximos desses locais, campanhas educativas, assim viabilizando o desassoreamento a limpeza e realização de reflorestamento, entre outras ações.

O encerramento do Fórum contou com apresentações artísticas com o cantor Dorivan Borges e com a Companhia Circense Os Kaco. O evento é de iniciativa e organização dos moradores da região de Taquaruçu e possui comitê de 15 pessoas que desde setembro se reúnem para debater ações, essa foi a primeira edição do fórum.

Estiveram presentes órgãos e entidades que compuseram a mesa de diálogo, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Fundação do Meio Ambiente, Agência Tocantinense de Saneamento, Odebrecht Ambiental Saneatins, Associação Água Doce de Proteção ao Córrego Taquaruçu Grande. E do representante da comunidade de Taquaruçu, Hudson Terêncio.