Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com a matéria do site Frentes Parlamentares, publicada no dia 14 de novembro, o deputado federal Carlos Henrique Gaguim, PTN/TO, aparece como candidato de peso à presidência da Câmara dos Deputados para o próximo pleito em 2017.  

Conforme cita o site, até o momento, além do deputado Gaguim, mais quatro nomes despontam como fortes candidatos ao posto máximo da Mesa: Rodrigo Maia, DEM-RJ, Jovair Arantes, PTB-GO, Rogério Rosso, PMDB-DF e Antônio Imbassahy PSDB-BA. “Chegou a hora de garantirmos mais autonomia para a Câmara, democratizando a pauta, garantindo espaço aos novos deputados e abrindo espaço para a participação da sociedade. Precisamos, ainda, simplificar a pauta, com horário de início e encerramento, separando um dia dedicado ao debate e outro para votação. Por último, é necessário ter comprometimento com a governabilidade do País", disseu Gaguim relembrando os temas de sua candidatura à presidência.

Os deputados intensificaram as articulações em torno da disputa pela sucessão de Rodrigo Maia, DEM-RJ, na presidência da Câmara. A eleição ocorrerá em fevereiro do ano que vem e há quase três meses desta eleição, nenhum concorrente lançou seu nome como candidato oficialmente.

Carlos Gaguim carrega na bagagem a experiência administrativa, tanto no Legislativo, quanto no Executivo, assumindo o Governo do Estado em setembro de 2009 atuando como parlamentar desde o início dos anos 1990, quando se elegeu vereador de Palmas por dois mandatos e deputado estadual em três eleições consecutivas.

Na Assembleia tocantinense, Carlos Gaguim, desenvolveu um trabalho no sentido de modernização das atividades legislativas, bem como uma administração voltada à aplicação racional dos recursos destinados ao Poder Legislativo, razão pela qual foi reeleito, por unanimidade, para segundo mandato.