Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

As potencialidades do Estado do Tocantins e o Projeto ZEN – Tocantins Agro serão apresentados pelo governador Marcelo Miranda para representantes da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, em evento que será realizado nesta sexta-feira, 18, a partir das 12 horas, no Hotel Intercontinental, em São Paulo (SP).

O principal objetivo da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil  é estreitar as relações entre empresários do mesmo ramo de atividades e empenhar esforços para o desenvolvimento do comércio entre o Brasil e o Japão, estabelecendo a melhor política para o sucesso desse relacionamento. Considerando o cenário mundial de demanda por produtos alimentícios, como carnes, óleos vegetais e peixes, representa grandes oportunidades para empresas produtoras e exportadoras.

O Tocantins tem um papel importante neste cenário, por ser uma das poucas regiões onde existe potencial produtivo a ser explorado, com recursos naturais, infraestrutura já construída e, logisticamente, competitiva. 

O projeto ZEN – Tocantins Agro, que será apresentado pelo governador, tem como objetivo a estruturação de uma Zona Especial de Negócios, localizada no entorno da plataforma multimodal de Porto Nacional, da Ferrovia Norte-Sul, voltada para exportação de grãos, rações, carnes e peixes congelados, e alimentos processados destinados aos mercados internacionais.