Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Há mais de 3 anos em atividade na cidade de Araguaína/TO, o Festival Anime Sun chega a Palmas/TO trazendo cultura geek para os apaixonados por anime, quadrinhos, mangás, seriados americanos, filmes, jogos eletrônicos e cultura japonesa. O festival acontecerá nos próximos dias 26 e 27 na Escola Estadual Frederico Pedreira Neto e contará com a participação do dublador Luiz Sérgio Vieira, famoso pelos personagens TAI do anime Digimon, Virgil do desenho Super Choque e Amumu do jogo League of Legends.

Promovendo a interação entre os participantes, o Anime Sun está recheado de atrações como o campeonato de Cosplay, Kpop, Torta na Cara, bets e muitas outras atividades que irão manter o público ocupado em meio a diversão.

Trajando roupas iguais aos seus personagens favoritos, os cosplayers chamam a atenção em qualquer lugar que passam, afinal de contas, não é muito normal ver em carne e osso um herói de filmes ou um personagem de desenho animado.

Advogado por vocação e cosplayer de coração, João Antônio Moreira retirou dos animes valores de vida que segue até hoje. “Eu assistia muito Cavaleiros do Zodíaco e com eles aprendi a importância de valores como respeito, companheirismo e a busca pela justiça. Esse último é o que eu mais uso na minha profissão”, destacou o advogado.

Brincadeiras

Além da sala de games que promoverá campeonatos com os jogos mais recentes, o Anime Sun abre espaço para brincadeiras do passado e igualmente divertidas, seja atento a uma tacada vencedora no Bets ou a velocidade em apertar um botão para não levar uma torta na cara.

Cassio Pereira, programador e cosplayer, é um dos organizadores do evento e explicou a importância que essa “pegada” do passado tem para o público. “Uma parte do nosso público é bem jovem e desconhece esses jogos que fizeram parte da nossa infância lá nos anos 90, atividades igualmente divertidas e que não perdem em nada para as de hoje”, disse. 

Público

Com a previsão de receber 600 pessoas em cada dia de evento, o Anime Sun atenderá pessoas da região. Estão confirmadas caravanas vindas de Colinas, Araguaína, Imperatriz/MA e até de Teresina/PI.

Glossário

Cosplay – Junção das palavras em inglês Costume (Vestimenta) e Roleplay (Interpretação), o cosplay é um hobby no qual as pessoas se fantasiam e agem como seus personagens preferidos, sejam de animes japoneses, histórias em quadrinhos, filmes ou seriados americanos.

Anime – Animação de origem japonesa que, na maioria das vezes, os personagens possuem olhos grandes, brilhantes e chamativos responsáveis por transmitir a emoção do personagem.

Geek – São os fãs de tecnologia, jogos (sejam eles eletrônicos ou não), seriados televisivos, filmes, livros ou histórias em quadrinhos.

Kpop – K-pop (abreviação de korean pop). É um gênero musical originário da Coreia do Sul que se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisuais. 

Bets – Brincadeira infantil que envolve dois times que tentam acertar a construção oponente arremessando uma bola. O rival, porém, pode acertá-la usando um taco de madeira específico.