Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Unidade Regional do Ministério da Transparência (CGU) no Tocantins promove, na próxima terça-feira (29), em Palmas, uma mesa redonda com o tema “Combate à Corrupção em Foco”. A iniciativa terá início às 19 horas, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), e será realizada em prol do Dia Internacional Contra a Corrupção.

O evento, promovido pelo Fórum de Combate à Corrupção no Tocantins (Focco/TO), é aberto à comunidade acadêmica e aos cidadãos para discutir questões relacionadas à prevenção e ao combate a fraudes com recursos públicos. Na ocasião, a mesa redonda será composta pela CGU, além de representantes de órgãos de controle e defesa do Estado, como Ministério Público Estadual e Federal; Controladoria-Geral do Estado; Polícia Federal; Tribunal de Contas da União; e Ministério Público de Contas. 

Para o chefe da CGU-Regional Tocantins, Claudio Paiva, o debate sobre a corrupção se mostra atual e precisa ser integrado entre instituições e sociedade. “As notícias diárias de fraudes e recursos sendo desviados demonstram que não se trata de um problema isolado. É preciso debater, questionar e criar formas de facilitar o controle social. Nada mais propício que o público acadêmico para engajar essa luta”, completou.

Dia Internacional Contra a Corrupção

No dia 9 de dezembro comemora-se o Dia Internacional Contra a Corrupção, pois foi nessa data que o Brasil e mais 111 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade mexicana de Mérida. O Congresso Nacional brasileiro aprovou o texto em maio de 2005 e no dia 31 de janeiro de 2006, a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei.