Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Palestra sobre brucelose é proferida para os participantes da Associação de Produtores Rurais São José, em Peixe

Palestra sobre brucelose é proferida para os participantes da Associação de Produtores Rurais São José, em Peixe Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Palestra sobre brucelose é proferida para os participantes da Associação de Produtores Rurais São José, em Peixe Palestra sobre brucelose é proferida para os participantes da Associação de Produtores Rurais São José, em Peixe

A Delegacia regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) de Gurupi visando multiplicadores de informações promoveu palestra sobre brucelose na Associação de produtores rurais São José, localizado no município de Peixe, região sul do Estado. Cerca de 40 produtores rurais participaram das discussões no último domingo, 4, e tiveram a oportunidade de aprenderem um pouco mais sobre a vacinação, a importância da realização de exames, diagnóstico e legislações. 

A palestrante e inspetora agropecuária da Adapec, Tatiana Teodoro, afirmou que o tema foi escolhido para atender as demandas dos produtores rurais da região. “Foi um encontro proveitoso, participativo que alcançou o seu objetivo, a brucelose é uma doença que causa prejuízos econômicos e pode ser transmitida ao homem”, explica acrescentando que durante todo o mês de dezembro as palestras terão seguimento em outros municípios.

Na última quinta-feira, 1º, a inspetora agropecuária da Adapec, Cleonice Alves Moreira Barbaresco, proferiu palestra na Escola Municipal Getúlio Vargas, no município de São Valério da Natividade. Na ocasião, cerca de 40 alunos do 8º ano receberam informações sobre a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos e os principais riscos de contaminação ao homem e ao meio ambiente. “A maioria desses alunos são da zona rural e vivenciam essa realidade diariamente, por isso, temos essa preocupação em levar conhecimento e formar multiplicadores”, disse.

Educação Sanitária 

As palestras fazem parte do projeto de Educação Sanitária da Agência que tem levado informações ao homem do campo. “Nossos inspetores agropecuários, de janeiro a novembro deste ano, ministraram palestras com temas ligados a área animal e vegetal, em todos os municípios do Estado para um público de mais de 18 mil participantes”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo ressaltando quem 2017 a intenção é de que um número ainda maior de produtores rurais e alunos seja alcançado.