Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

291 alunos chegaram ao final de mais um Curso de Formação Profissional da Polícia Civil, dessa vez para os cargos de Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Agente de Necrotomia e Papiloscopista. Essa foi a segunda etapa do concurso público para provimento de cargos da Policia Civil do Tocantins, lançado

A aula inaugural foi realizada no dia 7 de novembro deste ano (2016), no auditório do Palácio Araguaia, com a presença do secretário da Segurança Pública, Cesar Roberto Simoni e autoridades ligadas à segurança pública estadual. Na ocasião foi ministrada uma palestra com o professor Iranilson Mota, que abordou o tema “Motivação e Sucesso”.

Assim como no curso de formação profissional para os cargos delegado de polícia, médico legista e perito criminal, concluído no final de Outubro, o curso de formação para esta turma ocorreu em 45 dias no regime semi-internato, com aulas no período integral, em seis dias por semana, além de disciplinas que foram ofertadas por meio da Educação a Distancia (EaD).

Dos 291 alunos,  44 são para o cargo de Agente de Polícia, 28 para Agente de Necrotomia, 205 para Escrivão de Polícia e 14 para Papiloscopista.

O Curso de Formação Profissional tem caráter eliminatório e classificatório. As avaliações finais foram feitas com prova de verificação de aprendizagem, prova de tiro e exames toxicológico.

Duração do curso

O curso teve início no dia 7/11/2016 e foi realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Acadepol. Teve duração de 45 dias no regime semi-internato, com aulas no período integral, em seis dias por semana. Também foram ofertadas disciplinas por meio da Educação a Distância (EaD). 

Onde Irão Atuar

Em todo o estado, preferencialmente no interior (suprir necessidade, grande demanda)

Formação 

Mais de 60 disciplinas foram ofertadas e ministradas durante o curso, sendo realizada uma reformulação das grades curriculares para atender os aprovados e formar policiais que sejam exímios investigadores, que saibam elucidar crimes, mas que também atendam bem o cidadão.   

O Concurso

O concurso foi realizado em duas etapas, sendo:

A primeira etapa: de responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração – SECAD e da Secretaria de Estado de Segurança Pública: de caráter eliminatório e classificatório, destinou-se à admissão à matrícula no Curso de Formação Profissional, sendo executada pela Fundação Aroeira.

A segunda etapa: de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública - SSP, consistiu no Curso de Formação Profissional, de caráter classificatório e eliminatório, realizado pela Academia de Polícia Civil, no período de 07 de novembro a 16 de Dezembro.

O edital do concurso da Polícia Civil foi publicado em 27 fevereiro de 2014 e as provas aplicadas em junho do mesmo ano.

Foram oferecidas 515 vagas para provimento imediato e formação de cadastro de reserva para os cargos de Delegado, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista, Agente de Necrotomia, Médico Legista e Perito Criminal.

Mais de 16 mil candidatos fizeram as provas da primeira fase.