Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Nessa sexta-feira, 16, o Escritório Regional do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins de Arapoema fez um balanço da operação de fiscalização realizada no município, além das cidades de Couto Magalhães, Bernardo Sayão e Pau D’Arco, no último fim de semana. Entre os dias 09 e 12 de dezembro, foram apreendidos 30 metros de rede, registrados 2 autos de infrações, 1 embargo e 5 notificações.

De acordo com informações da supervisão da Unidade Regional, a equipe percorreu todo o trecho sobre o Rio Araguaia e autuou um senhor no valor de R$ 35mil, por desmatar a corte raso um pouco mais de 34,64ha de floresta e demais vegetações nativas. O mesmo fazendeiro também foi autuado no valor de R$ 10mil por desmatar sem autorização outra área correspondente a 1,5ha de uma Área de Preservação Permanente – APP, sendo toda área embargada nesta operação.

O supervisor do Naturatins de Arapoema, Kesley Carvalho, esclareceu que as operações da Unidade tiveram todo o acompanhamento da Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental e da Superintendência de Gestão Ambiental do Instituto. “A equipe realizou um trabalho contínuo, no último final de semana, em todas as cidades que fazem parte da nossa Regional. A operação foi um sucesso, com a atuação cuidadosa e precisa da equipe de fiscais, que estão de parabéns, na abordagem e cumprimento das ocorrências”, destacou.

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César, falou da atuação das Unidades. “A Regional de Arapoema e as demais unidades do Instituto no Estado realizam um trabalho permanente e os resultados são muito positivos. É sempre bom lembrarmos que a contribuição da população, nos informando por meio do disque denúncia também é muito importante”, comentou.

A diretora de Proteção e Qualidade Ambiental do Instituto, Carol Bueto, falou que as ações que ocorrem em Arapoema e nas demais regionais vem colhendo frutos através da programação para operações, especialmente durante todo o período da piracema. “Os resultados vêm se apresentando, em decorrência de um planejamento contínuo em relação a essas atuações. Lembrando que as nossas denúncias são recebidas através da Linha Verde. Estamos sempre à disposição para atendimento da comunidade, para justamente coibir essas situações e especialmente nesse período, as infrações relacionadas à piracema”, concluiu.

O Naturatins disponibiliza um telefone gratuito e sigiloso para todo tipo de denúncia de crime ambiental ou para solicitar o resgate de animais silvestres, em território tocantinense. De qualquer ponto do Estado basta ligar para a central Linha Verde 0800 63 1155.