Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a empresa Alta Genetics do Brasil, inicia na próxima terça-feira, 24, o primeiro curso de Inseminação Artificial (IA), da programação de 2017, que deverá realizar dez cursos até outubro, sendo um curso por mês. O curso prossegue até sexta-feira, 27, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Para o zootecnista e gerente de Pecuária da Seagro, Marcos Cione Fernandes, a tecnologia utilizada é uma ferramenta essencial para o melhoramento genético e aumento da eficiência reprodutiva do rebanho bovino.  “Além de ser uma oportunidade de capacitação dos técnicos, produtores e interessados, o curso ainda reserva 20% das vagas para os técnicos extensionistas do Estado”, destacou.

De acordo com o médico veterinário e instrutor do curso, Marcelo Genero Ferreira, essa capacitação é uma ótima oportunidade para que os produtores e interessados possam ter acesso a essa tecnologia de reprodução animal. “É uma tecnologia, aplicada com técnicas avançadas, o que proporciona a produção do rebanho bovino com mais qualidade”, disse.

Metodologia

Em cada curso são oferecidas dez vagas para que produtores tenham a oportunidade de aprender as técnicas para melhorar a eficiência reprodutiva dos seus rebanhos.  Os alunos passam por aulas práticas conhecendo, passo a passo, como funciona o sistema de produção por inseminação artificial. Nas aulas teóricas, os participantes conhecem sobre os incentivos e vantagens da IA; anatomia e fisiologia do sistema reprodutivo da fêmea bovina; prática em peças anatômicas e simuladoras; reconhecimento em vaca no cio; cio e momento adequado para a inseminação.

E ainda, na parte teórica, descongelamento de sêmen; manejo do botijão e montagem do aplicador; prática de passagem de aplicador em vacas e; por último, conceito básico sobre a Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF).

Público Alvo

O curso é direcionado a gerentes de fazendas, tratadores, pecuaristas, produtores, acadêmicos de ciências agrárias e pessoas interessadas no uso da tecnologia da inseminação artificial.

Contato

Os interessados em participar dos novos cursos devem ligar ou procurar a Diretoria de Políticas para Pecuária na Secretaria da Agricultura no telefone: 3218-2121, ou no endereço: Quadra 112 Norte, Avenida NS-10, para efetuar cadastro, inscrição e valor, garantindo a sua vaga. Confira abaixo as datas:

Programação

Fevereiro – 21 a 24

Março – 28 a 31

Abril – 17 a 20

Maio – 23 a 26

Junho – 27 a 30

Julho – 25 a 28

Agosto – 29 a 01/09

Setembro – 26 a 29

Outubro – 24 a 27