Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Valério Zelaya Prefeitura de Palmas gastou com decoração natalina mais de R$ 6 milhões nos últimos 4 anos Prefeitura de Palmas gastou com decoração natalina mais de R$ 6 milhões nos últimos 4 anos

Depois de declarações do prefeito Carlos Amastha (PSB) a órgãos de imprensa, afirmando ter havido um crescimento no faturamento do comércio de Palmas/TO no final do último ano, em decorrência dos gastos da Prefeitura da capital com decoração natalina, dados da pesquisa Sondagem de Vendas – Natal 2016, realizada pelo Instituto Fecomércio em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), e divulgada no último dia 19 de janeiro, mostram o contrário. 

A pesquisa revela que 52% dos entrevistados notaram algum tipo de queda nas vendas no período de Natal. Entre os lojistas que tiveram queda nas vendas, 44,2% perceberam uma redução superior a 20% durante o período natalino, se comparado ao mesmo período de 2015.

Diante dos dados, o vereador Milton Neris (PP) cobrou ação por parte do poder público municipal. “Estamos vivendo um processo difícil na economia do Brasil e Palmas não é diferente. O prefeito [Carlos Amastha, (PSB)] precisa agir de forma eficaz. Qual o investimento que o Executivo possa estar promovendo para o desenvolvimento econômico de Palmas? Zero”, criticou o vereador.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 27% dos entrevistados registraram aumento nas vendas no período natalino. Destes, 29,6% observaram um crescimento de até 5%. Uma das estratégias da gestão municipal para incentivar o comércio local, a decoração das principais avenidas da cidade e de pontos turísticos estratégicos também foi criticada por Milton Neris, que avalia que os recursos poderiam ser investidos de maneira mais útil. “A prefeitura precisa enxugar a máquina e gerar investimentos, sem isso, não há possibilidade de se desenvolver”, defendeu.

Diferente dos dados apresentados pela Fecomércio, no final do mês de dezembro a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas divulgou ter havido um crescimento de 7,6% no movimento das lojas naquele mês, em relação ao mesmo período do ano anterior.  Na ocasião, atribuiu o crescimento a uma parceria firmada pela entidade com a Prefeitura de Palmas e a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), voltada para a elaboração de campanhas promocionais do comércio de Palmas ao longo do ano. Para o vereador, os dados apontando crescimento seriam uma estratégia da gestão municipal para "maquiar" o cenário. "De ponta a ponta o que a gente ouve é choradeira geral por parte dos comerciantes. Caiu o movimento para todo mundo, confirmando que a coisa não está indo bem. O prefeito precisa colocar os pés no chão, trabalhar a partir da realidade”, criticou Milton Neris.

Carga tributária

Um dos principais motivos de embate entre a gestão municipal e a oposição na Câmara Municipal, as propostas de aumento da carga tributária para os palmenses, como aquela que previa novo reajuste do IPTU, voltou a ser lembrada pelo vereador do PP. “Temos que lutar para diminuir despesas e gerar investimentos, gerar emprego, deixar de gastar milhões  com coisas que não mudam a vida de ninguém. Depois querem que o cidadão pague a conta”, finalizou.