Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Jairo Mariano afirma que o processo eleitoral da ATM tem transcorrido da forma mais democrática possível

Jairo Mariano afirma que o processo eleitoral da ATM tem transcorrido da forma mais democrática possível Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Jairo Mariano afirma que o processo eleitoral da ATM tem transcorrido da forma mais democrática possível Jairo Mariano afirma que o processo eleitoral da ATM tem transcorrido da forma mais democrática possível

Candidato único à presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), reagiu nesta terça-feira, 31, às declarações feitas pela senadora Kátia Abreu (PMDB), ao SBT Tocantins, sobre a eleição da nova diretoria da entidade. A senadora considerou haver empenho por parte do governador Marcelo Miranda (PMDB) para eleger um candidato aliado, supostamente para não ser cobrado por débitos do Estado junto aos municípios tocantinenses.

Mariano classificou o posicionamento da senadora como “prematuro”, visto que a nova diretoria da entidade será eleita no próximo dia 10 e “ainda nem tomou posse”. “Como diretor administrativo da ATM, na atual gestão, Jairo Mariano tem contribuído para a independência da entidade municipalista. Nesse sentido, suas ações devem ser julgadas quando estiver, de fato, à frente da associação”, disse, por meio de nota, a assessoria do prefeito.

Na entrevista, Kátia Abreu argumentou que o Governo deve para os municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi uma quantia que ultrapassa os R$ 20 milhões, e se disse “indignada” ao observar a eleição da ATM nesse contexto, defendendo que a entidade deve ter liberdade para escolher o representante “que vá lutar pelas suas causas”. Para Kátia Abreu, uma das “causas” mais graves para os gestores municipais é o não repasse dos recursos da saúde, da educação e do transporte escolar que, conforme a senadora acusou, “o governador recebe e está ficando com o dinheiro para ele, não está passando para os municípios”.

Com base nisso, disse que o Executivo estaria interferindo no processo eleitoral. “E aí, de repente, eu vejo o governo do Estado, a primeira-dama deputada [se referindo à deputada federal Dulce Miranda] com o governo todo empenhado em eleger um candidato a presidente da ATM. Qual o objetivo disso? Só pode ser para eleger um candidato que vai ficar silencioso e que não vai lutar pelos prefeitos”, disse.

Jairo Mariano rebateu, afirmando que o processo eleitoral da associação tem transcorrido “da forma mais democrática possível, com a participação de prefeitos de todos os partidos, inclusive o da senadora e o do filho dela, o deputado federal Irajá Abreu (PSD)”. O candidato ainda se disse comprometido em realizar uma gestão independente. “Não é demais lembrar que nas eleições de 2014, nas quais Marcelo Miranda foi eleito, Jairo e seu partido estiveram em palanques opostos ao do governador eleito”, argumentou a assessoria.

A eleição

A eleição da nova diretoria da ATM está marcada para o próximo dia 10 de fevereiro. A chapa ATM Forte, encabeçada por Mariano, foi a única a se registrar para o pleito. Os dias que antecederam o registro foram de  intensa movimentação e pelo menos outros três prefeitos buscavam força para disputar o cargo. Com a proximidade da eleição, Eduardo Madruga (PMDB), de Wanderlândia, decidiu compor com Jairo Mariano, ficando com vice-presidente na chapa registrada. Os prefeitos Marlen Ribeiro (PSD), de São Félix; e Laurez Moreira (PSB), de Gurupi, decidiram se retirar da disputa.