Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Equipe da Seduc reúne-se com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação

Equipe da Seduc reúne-se com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes Equipe da Seduc reúne-se com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação Equipe da Seduc reúne-se com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação

Acontece nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a reunião de lançamento do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral no Tocantins. O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) acompanha todo o trabalho, que tem como objetivo apresentar a estrutura da Seduc, os dados educacionais da rede, bem como os desafios a serem enfrentados e a visão de futuro.

Na reunião também serão discutidos os ajustes e adaptações necessárias ao funcionamento do trabalho, com a finalidade de alcançar bons resultados no ensino e na aprendizagem dos alunos, que são os protagonistas de todo o processo educacional. Serão apresentados o cronograma de trabalho; os preparativos para o acolhimento dos alunos; as informações sobre a formação inicial dos profissionais da educação; além de discutidos o acompanhamento formativo das escolas e o desenvolvimento do programa no Estado.

Participam da reunião de trabalho representantes de Superintendências, Diretorias e Gerências de Gestão; Assessoria Jurídica, Desenvolvimento do Ensino Médio, Recursos Humanos, Infraestrutura e Obras, Planejamento, Financeiro, Merenda, Transportes, Legislação e Certificação, Comunicação, Educação Integral e Especial, Saeto, Formação e Desenvolvimento de Pessoas, Licitação e Compras.

Para a diretora pedagógica do ICE, Tereza Barreto, que foi diretora do Ginásio Pernambucano, uma tradicional instituição de ensino médio da cidade do Recife - PE, o programa precisa tornar-se conhecido pela sociedade. “Quando o programa desperta mais interesse da sociedade, ele se consolida de forma eficaz”.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, falou sobre a importância da parceria formada com o ICE. “Trabalhar com os institutos é fundamental para a implantação do novo formato de Ensino Médio em Tempo Integral nas 12 escolas selecionadas no Tocantins. Acreditamos que com o calendário letivo pedagógico, a estrutura curricular adequada das unidades escolares e os conteúdos definidos, alcançaremos resultado positivo, tendo em vista a melhoria do ensino e da aprendizagem”, comentou. São parceiros do Tocantins na educação além do ICE, o Instituto Natura, o Instituto Sonho Grande e o STEM.

As escolas de ensino médio que em 2017 ofertarão a modalidade em tempo integral são 12, distribuídas nos seguintes municípios: Colégio Estadual Rui Barbosa (Araguaína); Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida (Araguaína); Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire (Araguaína); CEM Dona Filomena Moreira de Paula (Miracema); CEM Darcy Marinho (Tocantinópolis); CEM Bom Jesus (Gurupi); CEM Antônio Póvoa (Dianópolis); CEM Oquerlina Torres (Guaraí); CEM Presidente Castelo Branco (Colinas); Colegio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro (Arraias); Colégio Militar de Palmas (Palmas); e Escola Estadual Madre Belém (Palmas).

O objetivo a ser alcançado nessas escolas de tempo integral é oferecer ao aluno uma jornada ampliada de estudos de forma integrada com componentes do núcleo comum e da parte diversificada.

A Seduc reforça que, em todas etapas e modalidades de ensino, o foco principal é garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes. Atualmente o Estado atende 50 Escolas de Tempo Integral, com o ensino fundamental e médio, beneficiando 1.559 estudantes, segundo o Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE).

Já para o Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio/2017, o atendimento atual é para 12 unidades escolares distribuídas em 9 Diretorias Regionais de Educação, para um público de cerca de 2.613 estudantes.

Início das aulas e formação

Entre os dias 13 e 17 de março ocorrerá a Formação para professores e equipe gestora que atuarão nas escolas do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral. As aulas iniciarão no dia 20 de março.