Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Elizeu Oliveira

Foto: Elizeu Oliveira

Com um discurso em defesa da união, do diálogo, “em prol da governabilidade”, o novo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), tomou posse nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. A sessão solene contou com a presença dos líderes dos Poderes Executivo e Judiciário, além de representantes de diversas instituições do Estado e lideranças políticas. “Precisamos juntar forças para que projetos grandiosos sejam realizados, para que tragam emprego, para garantir uma vida melhor às pessoas. O principal objetivo é ajudar o Estado a crescer, se desenvolver e dar um futuro melhor à população”, disse o novo presidente em seu discurso.

Além de Carlesse, foram empossados os demais integrantes da Mesa Diretora, que comandarão a Casa de leis pelos próximos dois anos (de hoje até o dia 31 de dezembro de 2019): a deputada Luana Ribeiro (PDT), 1ª vice-presidente; o deputado Toinho Andrade (PSD), 2º vice; o deputado Jorge Frederico (PSC),  1º secretário; e os deputados Nilton Franco (PMDB), Cleiton Cardoso (PSL) e Zé Roberto (PT), respectivamente 2º, 3º e 4º secretários.

Mauro Carlesse defendeu “serenidade” na condução dos trabalhos, na busca de soluções para a crise instalada não só no Estado, mas no Brasil. “Temos que nos alicerçar de decisões maduras. O fortalecimento do Parlamento é responsabilidade de todos. Vivemos momentos preocupantes no país, que exigem maturidade e criatividade para trazer de volta o equilíbrio às contas do Estado”, defendeu. De acordo com o parlamentar, o Governo precisa implementar um projeto de desenvolvimento, que resulte na geração de mais empregos, e colocou a Assembleia como parceira.

“Queremos ser parceiros nessa empreitada. Estamos prontos para ajudar a redesenhar o novo Tocantins, que sempre sonhamos”, discursou, afirmando ainda que a  governabilidade deve ser a prioridade nos momentos de crise, agindo com “bom senso”, para que “preferências políticas e eleitorais” não interfiram na busca pelo desenvolvimento do Estado. “Me coloco ao inteiro dispor, junto com a Mesa Diretora e demais deputados, para juntos com os demais poderes, buscar soluções para os graves problemas do Estado”, declarou.

Presente na cerimônia, o governador Marcelo Miranda (PMDB), também defendeu, em entrevista, a união entre os Poderes e afirmou que o Estado está trabalhando em projetos voltados para a geração de empregos. Como exemplo, citou um projeto de atração de investidores para a região de Luzimangues, distrito de Porto Nacional, que afirma estar em curso. “Sendo um empreendedor, vindo da iniciativa privada, ele [Carlesse] tem tudo para  ajudar a trazer novos investimentos”, disse o governador, afirmando que isso é o que ele espera não só do presidente da Assembleia, mas de todos os parlamentares.

Osires Damaso

Ao entregar o cargo – que ocupou nos últimos dois anos – o ex-presidente da Casa, Osires Damaso (PSC), fez um breve relato da sua gestão, descrevendo-a como “austera” e de busca pela “modernização” e qualidade dos  trabalhos do Parlamento. Apesar de ter sido eleito pelo grupo de oposição ao Governo, Osires fez uma gestão de proximidade com o Executivo, sendo hoje considerado um aliado ao governo, apesar de ele próprio não se descrever desta forma. Em seu discurso, afirmou que desde o início de sua gestão, optou por se posicionar “em prol do povo”, e que o Governo encontrou espaço aberto na Casa para dialogar e apresentar propostas de o interesse da população. Damaso também desejou “sucesso, temperança e sabedoria” ao sucessor Mauro Carlesse. “Estou certo de que fará trabalho eficiente e próspero. O Governo precisa de uma Assembleia forte e unida em prol do povo tocantinense”, disse.

O último ato de Damaso à frente do Parlamento foi o arquivamento do pedido de impeachment do governador Marcelo Miranda, proposto pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, que tramitava na Casa. “Isso nos dá mais força para trabalhar, nos dedicarmos à administração pública. Eu acredito que, com isso, nós possamos, mais uma vez, falar em unidade”, afirmou o governador.

Presentes

Também participaram da sessão solene a vice-governadora Cláudia Lelis, o presidente do Tribunal de Justiça; o procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira; o arcebispo Dom Pedro Guimarães; o presidente do Tribunal de Contas, Manoel Pires dos Santos; o defensor público geral do Estado, Murilo da Costa Machado; o presidente da Câmara Municipal de Palmas, José do Lago Folha; os ex-governadores  Moisés Avelino e Raimundo Boi; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Tocantins), Valter Ohofugi; a vice-prefeita de Palmas, Cintia Ribeiro; e os presidente da Associação Tocantinense de Municípios, João Emídio, e da União de Vereadores do Tocantins, Elson Ribeiro.